Alunos protestam contra manutenção de aulas presenciais

19 de Janeiro 2021

Cerca de três dezenas de alunos da Escola Secundária Padre António Vieira, em Lisboa, estão esta terça-feira concentrados à porta do estabelecimento contestando a continuação das aulas presenciais, apesar do confinamento e do aumento de casos de Covid-19.

“Queremos que as escolas fechem, não faz sentido [continuarem abertas]. Muitos têm de vir de transportes públicos apinhados”, disse à Lusa Constança Ugando, aluna do 12.º ano.

De acordo com esta estudante, é necessário o Governo ter em conta que Portugal tem estado nos lugares cimeiros do número de casos por milhão de habitantes de Covid-19, e que os alunos estão descontentes e com medo do que se está a passar.

“Aqui fora cumprimos o distanciamento, na sala de aula nem é preciso esticar o braço para tocar na mesa do meu colega do lado”, exemplificou.

“Em causa está a saúde de cada um de nós e das nossas famílias, muitos até doentes de risco”, denunciou também.

Segundo a jovem de 17 anos, o Governo deveria considerar o “pedido explícito” da Ordem dos Médicos para que os estabelecimentos escolares fechem.

Na nota em que deram conta do protesto, os jovens do 12.º ano referem que o facto de o Governo não ter na segunda-feira, aquando da apresentação de medidas mais restritivas, apresentado o fecho das escolas é “uma afronta à comunidade escolar e a todos os que a ela estão associados”, bem como aos médicos.

“As novas variantes que já se verificou afetarem os mais novos e um vírus que continua a matar centenas de pessoas por dia em todo o país – não é seguro sair às ruas, quanto menos frequentar aulas em salas em que a distância de segurança não é mantida, corredores cheios de alunos”, pode ler-se ainda na nota.

Segundo a representante, as aulas na escola secundária estão a funcionar e ninguém está a ser impedido de entrar na sala, desde as 08:15, hora em que os alunos se concentraram à porta da escola, localizada em Alvalade.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights