Hospitais com falta de anticorpos para uso terapêutico

21 de Janeiro 2021

Os hospitais estão com falta de imunoglobulina (anticorpos) para uso terapêutico, um problema que afeta mais de 2.000 portugueses, alertou hoje a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

A terapêutica substitutiva com imunoglobulina destina-se a pessoas que sofrem de défice de produção de anticorpos, o que aumenta riscos de infeções respiratórias, intestinais ou sistémicas.

A SPAIC diz em comunicado que a terapêutica substitutiva com imunoglobulina é “crucial para assegurar a qualidade de vida destes doentes” e que a perspetiva de interrupção do tratamento por falta de anticorpos “será seguramente muito grave” e colocará em risco de vida crianças e adultos.

O primeiro alerta sobre a interrupção iminente, no início de 2021, do fornecimento destas formulações ao mercado nacional foi transmitido à SPAIC pelos laboratórios responsáveis pela produção/distribuição da imunoglobulina terapêutica, obtida a partir de .

A SPAIC adianta no comunicado que já manifestou ao Ministério da Saúde e à Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) a sua preocupação face à escassez de imunoglobulina para administração endovenosa/subcutânea.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Hospital de Barcelos sem Urgência de Cirurgia em outubro

A Urgência de Cirurgia do Hospital de Barcelos vai estar encerrada todos os dias de outubro, devido à indisponibilidade de “vários médicos” para a realização de trabalho extraordinário, segundo uma circular a que a Lusa teve acesso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights