Hospital de Penafiel quase “esgotado” prepara mais camas de cuidados intensivos

21 de Janeiro 2021

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), sediado em Penafiel, vai abrir um novo espaço com quatro camas, para colmatar a "ocupação praticamente esgotada" em cuidados intensivos, informou hoje fonte hospitalar.

Em declarações à Lusa, fonte da administração adiantou que, “neste momento, há 124 doentes covid-19 internados no CHTS, sendo 16 em cuidados intensivos”, assinalando que “a resposta tem de acautelar também os doentes não covid-19”.

Atualmente, o CHTS está com “lotação completa” devido à resposta que tem sido dada, também, a doentes não covid-19.

O centro hospitalar explica, por isso, que “se tem garantido resposta aos doentes não covid-19 que, entretanto, têm entrado pela urgência, em resultado das temperaturas extremamente frias das últimas semanas”.

Tal “implica uma monitorização permanente para se irem adequando as medidas que se mostrem necessárias”.

Em novembro, o CHTS esteve em rutura, tendo sido obrigado a transferir doentes para outros hospitais.

Desde então, a administração reforçou a capacidade hospitalar para evitar que a situação se repita, tendo aberto um espaço de apoio ao Hospital São Gonçalo, em Amarante, com 22 camas, para reforço da resposta.

Em relação a consultas e cirurgias, o CHTS adianta que “houve redução significativa em atividade cirúrgica programada não urgente”.

Já do lado das consultas, “a situação tem sido mantida com razoável normalidade”, segundo a administração.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela potencial terapêutico da via de sinalização GP130 no cancro da próstata

Uma equipa de investigação internacional liderada pela Universidade Médica de Viena (MedUni Viena) descobriu uma nova estratégia promissora para o tratamento do cancro da próstata, através da ativação da via de sinalização GP130, que não só retarda o crescimento tumoral, mas também estimula o sistema imunitário a combater as células cancerígenas

Isabel Moreira: “A lei do tabaco em Portugal é desproporcional e potencialmente inconstitucional”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Isabel Moreira critica a abordagem atual de Portugal em relação ao tabaco, defendendo uma política mais equilibrada. A deputada socialista argumenta que a lei vigente é excessivamente restritiva, ignorando as diferenças entre produtos tradicionais e alternativas menos nocivas. A parlamentar apela a uma revisão legislativa baseada em evidências científicas e que respeite as liberdades individuais

MAIS LIDAS

Share This