Vinte mortos nos cinco surtos ativos em lares de Torres Vedras

22 de Janeiro 2021

Os cinco surtos ativos em lares de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, já causaram 20 mortos e mais de duas centenas de pessoas continuam infetadas, segundo o mais recente boletim epidemiológico deste concelho do distrito de Lisboa.

No Lar de São José, de um total de 164 casos confirmados acumulados, 144 permanecem ativos, enquanto 12 pessoas morreram e oito recuperaram.

No Lar de Nossa Senhora do Carmo, na Ordasqueira, o surto de Covid-19 atingiu uma centena de pessoas, das quais 92 continuam infetadas, quatro morreram e outras quatro recuperaram.

No Lar Barro Sénior Residence, o surto atingiu 55 pessoas, que continuam infetadas.

De um total de 45 casos confirmados na Casa de Repouso Enseada da Harmonia, no Casal Barreirinha, 40 estão ativos. Quatro pessoas morreram e uma recuperou.

No Lar Nossa Senhora d’Ajuda, no Ramalhal, a Covid-19 atingiu 46 pessoas, que continuam infetadas.

A Proteção Civil Municipal tem vindo a pedir voluntários para reforçar as brigadas de intervenção rápida (BIR) da Segurança Social, que são insuficientes para dar resposta aos lares do concelho, onde existem surtos de Covid-19.

As BIR destacadas para o concelho são compostas por 20 elementos, mas não são suficientes para dar resposta às necessidades.

As tarefas passam sobretudo pela recolha de roupa suja e de resíduos, distribuição de refeições, e apoio no deitar e no levantar de utentes.

Às mortes nos lares por causa da cCvid-19 acrescem outras 19 associadas ao surto no hospital de Torres Vedras, que atingiu um total de 186 casos confirmados entre utentes e profissionais, dos quais 46 já recuperaram.

Baseando-se nos dados reportados pelo delegado de saúde e divulgados no boletim epidemiológico do concelho, fonte oficial do município esclareceu que o total de casos de infeção engloba utentes que foram contagiados quando estiveram internados na unidade por outras doenças, mas que estão a recuperar em casa.

Os primeiros casos surgiram na semana do Natal, acrescentou.

Desde o início da pandemia, Torres Vedras, no distrito de Lisboa, contabiliza 3.778 casos confirmados, dos quais 1.289 estão ativos e 2.426 recuperaram, enquanto 63 pessoas morreram.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 2.075.698 mortos resultantes de mais de 96,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.686 pessoas dos 595.149 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights