Ryanair passa de lucros a perdas de 307 milhões de euros entre outubro e dezembro

1 de Fevereiro 2021

A Ryanair anunciou esta segunda-feira que registou prejuízos líquidos de 307 milhões de euros no terceiro trimestre fiscal, entre outubro e dezembro de 2020, contra um lucro de 88 milhões de euros no mesmo período de 2019.

A companhia aérea irlandesa de baixo custo, com sede em Dublin, disse hoje que enfrenta o ano “mais difícil” da sua história, devido à pandemia da Covid-19, e que as perdas podem aproximar-se dos mil milhões de euros neste período fiscal, que termina em 31 de março próximo.

A Ryanair informou num comunicado que as suas receitas caíram 82% face ao terceiro trimestre de 2019, para 340 milhões de euros, enquanto que os custos operacionais foram de 670 milhões de euros, menos 63%.

A companhia aérea recordou que as restrições impostas às viagens aéreas devido à pandemia tiveram um forte impacto na procura de bilhetes e o seu tráfego de passageiros diminuiu 78% para 8,1 milhões de passageiros.

“Tal como anunciámos em 07 de janeiro, a Ryanair prevê que os últimos confinamentos e a introdução do requisito dos testes de Covid-19 conduzirão a uma redução do calendário de voos e do tráfego até à Páscoa. A previsão de tráfego para todo o ano situa-se entre 26 e 30 milhões de passageiros”, afirma a empresa no comunicado.

A empresa insistiu que a crise sanitária continua a “causar estragos no setor”, pelo que prevê que as perdas durante este ano fiscal se situem entre 850 e 950 milhões de euros.

“Este exercício financeiro de 2021 continuará a ser o mais difícil dos 35 anos de história da Ryanair”, sublinhou a companhia aérea irlandesa no comunicado.

Contudo, afirmou que após “a crise da Covid-19” e dos “programas de vacinação”, a empresa terá “custos base muito inferiores” e um “balanço mais sólido” do que os seus concorrentes.

“Isto permitir-nos-á financiar bilhetes mais baratos e incorporar aeronaves de menor custo para aproveitar as muitas oportunidades de crescimento que estarão disponíveis em todos os mercados europeus, especialmente onde as companhias aéreas rivais reduziram substancialmente a sua capacidade ou falharam”, acrescentou a Ryanair.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Neurocientista discursa sobre música e drogas psicadélicas como moduladores poderosos da criatividade

O diretor do Centro de Investigação Psicadélica e da Consciência Johns Hopkins nos EUA vai marcar presença no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL e que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto. O neurocientista vai discursar sobre algumas evidências empíricas que sugerem que as drogas psicadélicas podem ser moduladores poderosos da criatividade.

SEP exige negociação da carreira nos privados

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) iniciou esta quarta-feira uma campanha de denúncia pública por a Associação Portuguesa da Hospitalização Privada ainda não ter iniciado o processo negocial da carreira de enfermagem.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights