União Europeia vai receber mais 75 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech no segundo trimestre

1 de Fevereiro 2021

A empresa alemã BioNTech anunciou esta segunda-feira que fornecerá aos países da União mais 75 milhões de doses da sua vacina contra a Covid-19, desenvolvida com a Pfizer, no segundo trimestre do ano, após melhorar os processos de produção.

“Continuamos a trabalhar para aumentar a oferta a partir de 15 de fevereiro para atingir o número de doses estipuladas nos contratos”, afirmou o diretor financeiro da empresa, Sierk Poetting, em comunicado.

Além disso, acrescentou, “no segundo trimestre poderemos fornecer mais 75 milhões de doses para a UE”.

Este fornecimento faz parte da segunda encomenda da UE de 200 milhões de doses, que estava previsto para mais tarde, mas que a empresa diz agora conseguir acelerar e entregar no 2.º trimestre, depois de melhorar a capacidade de produção.

O anúncio da BioNTech ocorre quase imediatamente antes da reunião de um grupo de vacinação convocado pelo governo alemão, com representantes de empresas farmacêuticas e da UE.

A UE, que encomendou um total de 600 milhões de doses desta vacina – “Comirnaty” – foi criticada por solicitar vacinas tarde demais e em quantidades insuficientes de várias empresas.

Também os produtores das três vacinas já licenciadas – Biontech / Pfizer, Moderna e AstraZeneca – tiveram problemas de produção que atrasaram o fornecimento para a UE, gerando igualmente polémica.

A BioNTech poderá agora aumentar sua produção, segundo Poetting, porque o trabalho de otimização foi concluído na fábrica belga de Puurs.

“Agora, com isto, podemos voltar ao plano original de fornecimento de vacinas para a UE”, afirmou.

Além disso, a nova fábrica em Marburg (região central da Alemanha) recebeu a licença com a qual poderá começar a produzir em fevereiro.

A Pfizer e a BioNTech anunciaram no dia 11 de janeiro que seriam capazes de produzir dois mil milhões de doses da sua vacina exatamente graças a esta nova fábrica.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Casos de sarampo sobem para 23 em Portugal

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights