De acordo com a Roche, o novo teste antigénio rápido, que se destina à utilização por profissionais de saúde, permitirá a recolha da amostra da zona frontal do nariz, em vez da nasofaringe, resultando num procedimento de teste simplificado e mais rápido. O objetivo consiste em ajudar a reduzir o desconforto geral da pessoa com suspeita de infeção, particularmente crianças, idosos e/ou pessoas com deficiências.
Este novo teste permite ainda aos doentes a opção de auto-recolher a sua amostra nasal sob a supervisão de um profissional de saúde, diminuindo o contacto físico e o risco de exposição ao vírus das equipas de saúde.
Thomas Schinecker, CEO da Roche Diagnostics garante que “com esta nova solução será possível proporcionar aos doentes uma experiência de diagnóstico menos invasiva. Os testes rápidos continuam a desempenhar um papel importante na luta contra a Covid-19, especialmente em locais onde os testes laboratoriais não estão disponíveis e onde são necessários resultados rápidos, tais como lares de idosos, prestação de cuidados de saúde e escolas”.
O novo teste de antigénio rápido soma-se à lista de soluções da Roche para ajudar os sistemas de saúde a combater a pandemia.
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments