Roche desenvolve novo teste de antigénio rápido menos invasivo

2 de Fevereiro 2021

A farmacêutica acaba de anunciar que está a preparar o lançamento de um novo teste de antigénio rápido que permite a utilização de amostras nasais. O teste estará disponível em meados deste mês nos países que aceitem a marcação CE.

De acordo com a Roche, o novo teste antigénio rápido, que se destina à utilização por profissionais de saúde, permitirá a recolha da amostra da zona frontal do nariz, em vez da nasofaringe, resultando num procedimento de teste simplificado e mais rápido. O objetivo consiste em ajudar a reduzir o desconforto geral da pessoa com suspeita de infeção, particularmente crianças, idosos e/ou pessoas com deficiências.

Este novo teste permite ainda aos doentes a opção de auto-recolher a sua amostra nasal sob a supervisão de um profissional de saúde, diminuindo o contacto físico e o risco de exposição ao vírus das equipas de saúde.

Thomas Schinecker, CEO da Roche Diagnostics garante que “com esta nova solução será possível proporcionar aos doentes uma experiência de diagnóstico menos invasiva. Os testes rápidos continuam a desempenhar um papel importante na luta contra a Covid-19, especialmente em locais onde os testes laboratoriais não estão disponíveis e onde são necessários resultados rápidos, tais como lares de idosos, prestação de cuidados de saúde e escolas”.

O novo teste de antigénio rápido soma-se à lista de soluções da Roche para ajudar os sistemas de saúde a combater a pandemia.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM quer “endurecer a luta” em conjunto com todo o setor

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) decidiu hoje “endurecer a luta” contra as políticas do Governo para a saúde e vai reunir-se com os sindicatos das restantes classes profissionais do setor para definir um plano com esse objetivo.

Plano Nacional de Saúde em Movimento Arranca em Leiria

No próximo dia 14 de outubro de 2024, o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, será o palco de lançamento do projeto “PNS em Movimento”, uma iniciativa que visa dar a conhecer o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030.

SIM otimista quanto a alargamento do regime de dedicação plena

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifestou-se hoje otimista quanto ao possível alargamento do regime de dedicação plena aos médicos do Hospital das Forças Armadas, INEM e hospitais prisionais, depois de uma reunião com a tutela.

MAIS LIDAS

Share This