GSK e CureVac desenvolvem em conjunto nova vacina contra a Covid-19

3 de Fevereiro 2021

O laboratório farmacêutico britânico GSK e o concorrente alemão CureVac anunciaram que vão desenvolver em conjunto uma vacina contra o novo coronavírus que esperam estar pronta em 2022.  

Em comunicado, as empresas referem que têm como objetivo desenvolver “uma vacina que responda às variantes que possam surgir durante a pandemia”.

Neste momento, a investigação vai ter como “alvo” as variantes que já foram detetadas e outras que podem vir a surgir, indica o documento divulgado hoje.

O laboratório GSK (GlaxoSmithKline) através do mesmo comunicado acrescenta que, numa primeira fase, vai apoiar durante 2021 a produção de uma primeira vacina que já foi desenvolvida pela farmacêutica CureVac e que já se encontra na “fase III” dos ensaios clínicos.

As duas empresas já têm vínculos estabelecidos, desde julho de 2020, altura em que a GSK adquiriu 10% do capital da biotecnológica alemã CureVac.

Os trabalhos vão começar de imediato sendo que as empresas esperam obter resultados em 2022, desde que obtenham “luz verde” das autoridades sanitárias.

O acordo prevê um investimento de 150 milhões da GSK na empresa alemã e que vai permitir aos britânicos obter os direitos da nova vacina para todos os países, exceto Alemanha, Áustria e Suíça.

“Nós pensamos que a ‘próxima geração da vacina’ vai ser crucial na luta que continua contra o Covid-19”, disse Emma Walmsley, diretora geral da GSK.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos lançam podcast “Endoscopicamente Falando”

A Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED) lançou o podcast “Endoscopicamente Falando”, que vai reunir uma série de episódios sobre temas das áreas da Gastrenterologia e da Endoscopia Digestiva.

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights