Madrid distribui gratuitamente máscaras FFP2 a maiores de 65 anos

4 de Fevereiro 2021

As autoridades da região de Madrid começam hoje a distribuir gratuitamente pelos habitantes com mais de 65 máscaras de proteção FFP2, indicadas para o pessoal de saúde.

O setor da saúde é da competência das 17 comunidades autónomas espanholas e, com esta medida, o Governo regional de Madrid pretende proteger uma parte importante da população mais vulnerável à Covid-19.

As autoridades regionais da capital espanhola já tinham feito uma primeira distribuição deste tipo de máscaras de proteção na fase final da primeira vaga de pandemia, por toda a população, e uma segunda vez apenas pelas pessoas mais vulneráveis.

As farmácias da comunidade vão entregar a partir de hoje uma máscara e a partir de 19 de maio próximo uma segunda a quem apresentar o cartão de saúde ou o cartão de cidadão do beneficiário da medida.

As máscaras de proteção FFP2 são indicadas para o pessoal de saúde e têm níveis de filtração geralmente superiores a 92%, em conformidade com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças.

O debate sobre a utilização deste tipo de máscaras apareceu há algumas semanas na Europa depois de a França as ter recomendado e a Alemanha as ter tornado obrigatórias em locais públicos, como transportes públicos e comércio, como forma de luta contra as novas variantes da pandemia.

Outros países, como a Bélgica, mantêm a recomendação de utilizar máscaras higiénicas ou cirúrgicas, em geral, desde que sejam utilizadas corretamente (com a duração, cobertura da boca e do nariz e sem que sejam dobradas) ou máscaras de pano (com dupla camada e, se possível, com um filtro húmido entre elas).

A região de Madrid foi até agora a mais atingida pela pandemia com 12.741 mortes num total nacional de 60.370.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.253.813 mortos resultantes de mais de 103,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 13.257 pessoas dos 740.944 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights