Analistas da Fitch consideram que novo confinamento é uma “preocupação” com riscos orçamentais

5 de Fevereiro 2021

O novo confinamento implementado devido à evolução da pandemia de Covid-19 é uma "preocupação" que apresentará "riscos" para a análise da Fitch ao crescimento económico e à situação orçamental nacional, disseram dois analistas da agência à Lusa.

“A evolução da onda atual do vírus é uma preocupação”, disse a analista Kit Yeung à Lusa, referindo ainda que essa evolução “apresentará certamente riscos para a nossa linha base de crescimento, bem como para as projeções orçamentais”.

A analista crê que o confinamento em vigor “é altamente incerto em termos de longevidade da atual onda, e também depende de quão eficaz é o governo no desenvolvimento do programa de vacinação”.

Kit Yeung alertou que a análise da Fitch feita no ano passado, que previa um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,8% para este ano, não “contabilizou a severidade da atual onda nem das restrições”.

Por outro lado, o também analista da Fitch Alex Muscatelli referiu que os 4,8% “estão sujeitos a pressões dos dois lados”, uma vez que o final do ano de 2020 foi melhor que o antecipado.

A economia portuguesa decresceu 7,6% em 2020, divulgou na terça-feira o INE, apontando ainda para um crescimento de 0,4% entre o terceiro e quarto trimestres do ano passado.

“Certamente que há riscos nas finanças públicas, na atividade económica e no crescimento, mas ao mesmo tempo o ponto de partida é um pouco diferente”, salientou o analista baseado em Frankfurt, dizendo ainda que existem riscos negativos no curto prazo.

A analista Kit Yeung referiu-se ainda à possível chegada dos fundos europeus, com impacto “particularmente em relação ao potencial de crescimento a médio prazo”, algo que está sinalizado pela Fitch como um possível estimulador do ‘rating’ no sentido positivo.

“É provável que vejamos o uso desses fundos perto do final do ano, caso o plano [de Recuperação e Resiliência] de Portugal seja aprovado dentro do prazo, creio que a meio do ano”, referiu.

A analista identificou “a recuperação do mercado de trabalho, a melhoria do capital humano e ao mesmo tempo avanços para setores de maior valor acrescentado” como bons destinos dos fundos.

“Também há talvez a necessidade de melhor investimento no setor da educação, e em Portugal também há um registo particularmente pobre de investimento em infraestruturas”, referiu.

Kit Yeung considerou ainda que, para já, o setor financeiro português “não é um risco significativo para o ‘rating’ soberano”, não esperando a Fitch “nenhum apoio do Governo ao setor financeiro.

No entanto, de uma perspetiva do ‘rating’ do soberano, “o setor financeiro sempre permaneceu uma espécie de fraqueza” nessa avaliação.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights