Assembleia da Madeira testa deputados, funcionários e alguns jornalistas

8 de Fevereiro 2021

A Assembleia Legislativa da Madeira iniciou esta segunda-feira a realização de testes rápidos antigénio à Covid-19 aos deputados, funcionários e jornalistas, depois de uma das vice-secretárias da Mesa do parlamento ter testado positivo.

Segundo uma nota do Gabinete de Imprensa da Assembleia Legislativa, “trata-se de uma medida complementar de prevenção para prevenir o risco de casos positivos em todos os locais de trabalho parlamentar, que vai ser repetida de 15 em 15 dias”.

A possibilidade de realização de testes rápidos já havia sido analisada na reunião da Conferência dos Representantes dos Partidos do dia 14 de janeiro.

Nesta conferência de líderes foi também determinada a redução do número de plenários, para dois por semana, e que as reuniões das comissões especializadas passariam a realizar-se à distância, por videoconferência e por deliberação eletrónica, reduzindo assim os riscos de contágio.

Os testes de deteção de antigénio estão a ser feitos, ao longo do dia, por uma empresa especializada na despistagem da doença, contratada pela Assembleia, sendo colhidas amostras através de zaragatoa nasal que depois são submetidas a uma análise para ver se existem proteínas específicas do SARS-CoV-2.

Os resultados são obtidos 15 minutos depois.

A Assembleia revela ainda que, durante a tarde de hoje, o hemiciclo volta a ser alvo de uma desinfestação com “desinfetante de amplo espetro” para garantir as condições de segurança para a realização dos plenários, que acontecem esta semana, na terça e quarta-feira..

A medida foi tomada pela Secretaria-Geral da Assembleia Legislativa da Madeira depois de, na passada semana, uma das vice-secretárias da Mesa do parlamento madeirense ter testado positivo à covid-19.

O presidente, José Manuel Rodrigues, o vice-presidente, José Prada, e as secretárias da Mesa, Clara Tiago e Cláudia Gomes, encontram-se em isolamento profilático.

Apenas o presidente do parlamento madeirense já foi vacinado contra a covid-19.

O parlamento madeirense é composto por 47 deputados, sendo 21 do PSD, 19 do PS, tendo o JPP e o CDS três representantes cada e o PCP um único elemento.

Os plenários da Assembleia da Madeira já se realizam com metade mais um dos deputados.

Segundo a Direção Regional da Saúde, a Madeira registava até domingo 5.803 casos de Covid-19 confirmados, dos quais 1.799 são ativos e 54 óbitos.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.316.812 mortos no mundo, resultantes de mais de 106 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 14.158 pessoas dos 765.414 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights