João Valente Nabais Vice-Presidente da Federação Internacional da Diabetes, Professor Auxiliar da Universidade de Évora, Assessor da Direção da APDP

Uma rosa com espinhos, um sorriso. Uma rosa sem espinhos, mil sorrisos

02/08/2021

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Uma rosa com espinhos, um sorriso. Uma rosa sem espinhos, mil sorrisos

08/02/2021 | Opinião

No dia 14 de Fevereiro é celebrado o Dia dos Namorados por ter sido esse o dia da execução do bispo Valentim. Chocados com esta associação entre amor e morte? Não deviam! Na literatura, a maior parte dos grandes romances interliga grandes amores com uma dose desmedida de tragédia e sofrimento. Só alguns exemplos: Romeu e Julieta, Anna Karenina, Morro dos Ventos Uivantes, Tristão e Isolda ou Amor de Perdição.

O Imperador Cláudio II, o Gótico, do Império Romano decretou no século III a proibição de realizar casamentos durantes as guerras por acreditar serem os solteiros mais capazes de se concentrar na vida militar. Por esses dias, o bispo Valentim, contrariando esta ordem, continuou a celebrar casamentos tendo sido por isso preso e condenado à morte. Conta a lenda que, durante a sua prisão, recebeu o apoio e compaixão de jovens que, como sinal de reconhecimento e agradecimento, lhe enviavam flores e bilhetes onde diziam continuar a acreditar no amor. Afinal os cartões, mais ou menos pirosos (quem nunca?), de São Valentim e a compra de flores têm uma raiz histórica.

Diz a lenda que, durante esse período, o bispo se enamorou pela filha cega de um carcereiro a quem, milagrosamente, lhe devolveu a visão. Parece que o bispo também acreditava no dito popular: longe da vista longe do coração! ou melhor: perto da vista, perto do coração!

Em Portugal, para além de todas as tentações mercantilistas associadas a este dia, há algumas tradições bem interessantes como a Cantarinha dos Namorados (Guimarães), os Lenços dos Namorados (Viana do Castelo) ou a Rocha dos Namorados (São Pedro do Corval). Gosto muito da tradição da Finlândia e Estónia que celebram neste dia a amizade, ou seja, estendem este dia ao amor fraternal pelos amigos mais próximos e demonstram, neste dia, a sua gratidão e a alegria.

Em tempos de não-pandemia já teríamos sido inundados por anúncios de menus especiais, pagos de forma também especial, em restaurantes decorados para a ocasião. Aliás, se alguém tivesse vontade de ir jantar fora no dia 14 de Fevereiro, só porque sim, sem qualquer celebração, rapidamente mudava de ideias…Para além deste cardápio temático, a avalanche de ofertas de prendas e prendinhas para assinalar o dia é (era?) avassaladora, onde predominam os ursos e os corações.

Seguramente que todos esperamos poder num futuro, o mais breve possível, voltar a ir jantar fora. Sinal que os tempos de confinamento tinham terminado. Celebremos forte, mas em segurança, nessa altura! Celebremos ainda mais forte quando a pandemia ficar controlada!

Porventura a flor mais oferecida no dia dos namorados é a rosa. Vermelha, pois claro! Rosas e corações, só vermelhos! Tal como a cor do maior clube do Mundo e quiçá de Portugal!

Querem oferecer uma rosa para celebrar a morte do bispo? Esperam com isso arrancar um sorriso do(a) vosso(a) companheiro(a)(s)? Pensem melhor! As rosas têm espinhos! E se, quem a recebeu se picar e cair num sono profundo, de onde só vai acordar com um beijo do amor verdadeiro? E se, a pessoa não acordar com um beijo seu? Pois….sarilho dos grandes! Mais matéria para novelas, romances e óperas!

Para resolver todos esses problemas tenho uma solução! Ofereçam uma rosa sem espinhos e façam aparecer mil sorrisos. O sorriso de quem a recebe e também o sorriso das crianças com diabetes que vão ser ajudadas com o seu donativo. Poupe uma rosa verdadeira, ofereça uma virtual que vai fazer a diferença na vida de crianças e jovens com diabetes. Poupe uma rosa, salve uma vida.

A campanha “Spare a Rose” (poupe uma rosa) foi iniciada em 2013 pela Diabetes Online Community para ajudar a recolher fundos para a organização Life for a Child. Para contribuir basta aceder ao site abaixo indicado e escolher a quantidade de rosas que quer oferecer!

Spare a Rose – Save a Child

A organização Life for a Child ajuda crianças com diabetes a viver em países desfavorecidos fornecendo insulina, tiras-teste para determinação da glicemia e providenciando a necessária educação terapêutica. Atualmente esta organização ajuda cerca de 23000 crianças e jovens em 43 países.

Juntos podemos ajudar a atingir a visão da Life for a Child: No Child Should Die of Diabetes / Nenhuma Criança Deve Morrer por Causa da Diabetes.

Ajudem! Ofereçam rosas sem espinhos! Divulguem!

#SpareARose

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Egas Moniz anuncia novos cursos na área da saúde e ambiente

A crescente procura por profissionais na área da saúde e do ambiente, impulsionada pelas preocupações ambientais e também pelas questões de saúde pública, leva a que as ofertas das instituições de ensino superior sejam cada vez mais abrangentes e diferenciadas. A Egas Moniz School of Health and Science lançou novos cursos que respondem às diferentes necessidades destes setores.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights