Deputados do PSD lamentam encerramento de mais uma extensão de saúde em Tondela

9 de Fevereiro 2021

Os deputados do PSD eleitos por Viseu lamentaram esta terça-feira o encerramento de mais uma extensão de saúde no concelho de Tondela, na vila de Lajeosa do Dão, por alegada "ineficiente gestão de recursos humanos".

Segundo os deputados Carla Borges, Fernando Ruas, Pedro Alves e António Lima Costa, a extensão de saúde da Lajeosa do Dão, integrada na Unidade de Saúde Familiar Cândido Figueiredo, encerrou “de forma inesperada” no dia 01 de fevereiro, devido à reforma de uma funcionária administrativa, “que não foi substituída atempadamente”.

“Esta importante unidade de saúde serve uma população de cerca de 1.940 habitantes e está localizada estrategicamente na sede da freguesia. Tratando-se de uma das cinco vilas do concelho de Tondela, o seu funcionamento é fundamental no acesso a cuidados de saúde primários por parte de uma população idosa, com um elevado número de agregados familiares com necessidades socioeconómicas”, alertam.

Os deputados sociais-democratas lembram que, “infelizmente, não se trata de uma situação isolada”, uma vez que, recentemente, encerrou também a extensão de saúde do Caramulo e, em 2015, a de São João do Monte.

“E é neste contexto de encerramentos sistemáticos por falta de assistentes operacionais ou administrativos que, desde o dia 01 de fevereiro, em pleno pico pandémico, os utentes desta unidade de saúde (Lajeosa do Dão), são obrigados a deslocarem-se à extensão de saúde de Canas de Santa Maria”, acrescentam.

Neste âmbito, os deputados perguntaram ao Governo “para quando a reabertura das extensões da Lajeosa do Dão, do Caramulo e de São João do Monte” e em que moldes tal acontecerá.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sindicato de Enfermeiros anuncia adesão à greve geral

Os enfermeiros vão aderir à greve geral em 11 de dezembro, em protesto contra o Acordo Coletivo de trabalho proposto pela tutela e o Pacote Laboral, que dizem precarizar contratos e retirar benefícios, anunciou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

FNAM critica mudança do conceito de SNS e adere à greve geral de 11 de dezembro

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) realizou o seu XIV Congresso em Viana do Castelo, nos dias 15 e 16 de novembro, reunindo mais de uma centena de participantes. Durante o encontro, foram debatidas e reafirmadas as prioridades estratégicas para a defesa da carreira médica e para a preservação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público, universal, de qualidade e próximo da população. 

Novembro azul: AFP incentiva homens a cuidar da saúde

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) assinala hoje, 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata com o lançamento da campanha “novembro azul”, centrada numa mensagem clara e mobilizadora dirigida aos homens: “Ser forte é cuidar de si”.

Imagens da demência: o retrato que a imprensa não mostra

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos

Tumores cerebrais: Associação lança estudo pioneiro para compreender impacto do glioma

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights