Deputados do PSD lamentam encerramento de mais uma extensão de saúde em Tondela

9 de Fevereiro 2021

Os deputados do PSD eleitos por Viseu lamentaram esta terça-feira o encerramento de mais uma extensão de saúde no concelho de Tondela, na vila de Lajeosa do Dão, por alegada "ineficiente gestão de recursos humanos".

Segundo os deputados Carla Borges, Fernando Ruas, Pedro Alves e António Lima Costa, a extensão de saúde da Lajeosa do Dão, integrada na Unidade de Saúde Familiar Cândido Figueiredo, encerrou “de forma inesperada” no dia 01 de fevereiro, devido à reforma de uma funcionária administrativa, “que não foi substituída atempadamente”.

“Esta importante unidade de saúde serve uma população de cerca de 1.940 habitantes e está localizada estrategicamente na sede da freguesia. Tratando-se de uma das cinco vilas do concelho de Tondela, o seu funcionamento é fundamental no acesso a cuidados de saúde primários por parte de uma população idosa, com um elevado número de agregados familiares com necessidades socioeconómicas”, alertam.

Os deputados sociais-democratas lembram que, “infelizmente, não se trata de uma situação isolada”, uma vez que, recentemente, encerrou também a extensão de saúde do Caramulo e, em 2015, a de São João do Monte.

“E é neste contexto de encerramentos sistemáticos por falta de assistentes operacionais ou administrativos que, desde o dia 01 de fevereiro, em pleno pico pandémico, os utentes desta unidade de saúde (Lajeosa do Dão), são obrigados a deslocarem-se à extensão de saúde de Canas de Santa Maria”, acrescentam.

Neste âmbito, os deputados perguntaram ao Governo “para quando a reabertura das extensões da Lajeosa do Dão, do Caramulo e de São João do Monte” e em que moldes tal acontecerá.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights