Marcelo falou com rei Philippe que renovou disponibilidade da Bélgica para ajudar Portugal

10 de Fevereiro 2021

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou esta quarta-feira com o rei Philippe da Bélgica, que o felicitou pela reeleição e renovou a disponibilidade do Governo belga para ajudar Portugal na luta contra a Covid-19.

Estas informações foram divulgadas através de uma nota no portal da Presidência da República na Internet, na qual se lê que o chefe de Estado “falou esta manhã com o rei Philippe dos Belgas”.

Segundo a mesma nota, “o soberano belga ligou para felicitar Marcelo Rebelo de Sousa pela sua reeleição, sublinhando a importância das boas relações e cooperação entre os dois países e renovando a disponibilidade do Governo belga de ajuda à luta contra a pandemia em Portugal”.

Em Portugal, já morreram mais de 14 mil doentes com Covid-19 e foram contabilizados até agora mais de 774 mil casos de infeção com o novo coronavírus que provoca esta doença, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS)

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República nas eleições presidenciais de 24 de janeiro passado, com 60,67% dos votos expressos, e iniciará o seu segundo mandato de cinco anos no dia 09 de março.

Em outubro de 2018, os reis da Bélgica, Philippe e Mathilde, realizaram uma visita de Estado de três dias a Portugal, durante a qual foram recebidos pelo Presidente da República no Palácio de Belém, em Lisboa.

“Somos muito mais do que aliados próximos, também na NATO, somos amigos. E podemos ter e já estamos a ter um papel comum na comunidade internacional, com uma agenda muito humanista e uma luta permanente para um mundo melhor e mais pacífico”, afirmou na altura Marcelo Rebelo de Sousa, em inglês.

Os dois países estão unidos na “luta pelo Estado de direito, direitos humanos, solidariedade, desenvolvimento económico e social sustentável, agenda 2030, Nações Unidas, multilateralismo, parceria e colaboração fora da Europa, a começar no continente africano”, referiu.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve em Bruxelas em março de 2017, em visitas às instituições europeias e aos reis da Bélgica.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Neurocientista discursa sobre música e drogas psicadélicas como moduladores poderosos da criatividade

O diretor do Centro de Investigação Psicadélica e da Consciência Johns Hopkins nos EUA vai marcar presença no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL e que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto. O neurocientista vai discursar sobre algumas evidências empíricas que sugerem que as drogas psicadélicas podem ser moduladores poderosos da criatividade.

SEP exige negociação da carreira nos privados

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) iniciou esta quarta-feira uma campanha de denúncia pública por a Associação Portuguesa da Hospitalização Privada ainda não ter iniciado o processo negocial da carreira de enfermagem.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights