PSP identificou 13 participantes em evento ilegal em restaurante de Lisboa

12 de Fevereiro 2021

A PSP levantou 13 autos de contraordenação a participantes num evento ilegal ocorrido na noite de quinta-feira no restaurante “Lapo”, no Bairro Alto, em Lisboa, anunciou esta sexta-feira aquela força policial.

Numa nota, a PSP revelou que os participantes no evento foram identificados “para participação às autoridades competentes”, pelas 22:00 de quinta-feira, quando saíam do edifício onde se situa o restaurante “‘Lapo’, que se encontrava encerrado”.

Os 13 autos de contraordenação foram passados com base na “violação do dever geral de recolhimento obrigatório” pelos cidadãos.

Num direto divulgado na quinta-feira à noite nas redes sociais do restaurante, com a música “Grândola, Vila Morena” em fundo, o sócio-gerente do “Lapo”, António Guerreiro, apelava à “resistência”.

“Meus amigos. Resistir é preciso. Abram os vossos negócios. A liberdade não se pede, exerce-se”, diz António Guerreiro, enquanto vai mostrando os participantes no evento, de várias idades, sem máscaras ou distanciamento social, e mais do que os 13 indicados pela PSP.

O restaurante já tinha desrespeitado, em 28 de janeiro, as restrições ao abrigo do estado de emergência em vigor então em Portugal, altura em que os proprietários do restaurante organizaram um protesto, recusando encerrar o estabelecimento.

Em relação a esta iniciativa, os proprietários foram notificados para o pagamento de uma coima que pode ir até ao aos 20 mil euros, segundo a PSP.

Os proprietários justificam a sua decisão de continuar a trabalhar “invocando o artigo 21.º da Constituição da República Portuguesa – Direito de Resistência”, anunciaram então num manifesto.

As medidas do estado de emergência em vigor atualmente preveem que os restaurantes e similares funcionem exclusivamente para entrega ao domicílio ou em regime de ‘take-away’.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights