Alemanha reforça controlos fronteiriços com incidência em baixa

14 de Fevereiro 2021

A Alemanha reforçou hoje os controlos fronteiriços com a República Checa e a Áustria para tentar conter a propagação das novas variantes da covid-19, quando a taxa de incidência de contágios mantém a tendência de baixa.

Desde as 00:00 de hoje que apenas podem entrar no país por essas fronteiras cidadãos alemães ou estrangeiros com residência fixa na Alemanha, bem como pessoas que atestem outras razões, familiares ou laborais, e trabalhadores transnacionais, pessoal sanitário e motoristas de transporte de mercadorias.

O Governo alemão decidiu implementar estes controlos face à alta incidência de novos contágios nos dois países vizinhos.

Na quarta-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, e os governos regionais prolongaram até 07 de março as medidas restritivas, mantendo assim fechados os setores da restauração, lazer e cultura, bem como o comércio não essencial, com receio da propagação das novas variantes da covid-19.

A incidência acumulada de sete dias por cada 100.000 habitantes manteve hoje a tendência de baixa, situando-se nos 57,4, o que confirma uma consistência na diminuição iniciada há duas semanas, longe do pico atingido em 22 de dezembro de 2020, com 197,6 casos por dada 100.000 habitantes.

No entanto, a grande maioria dos casos registados na Alemanha está associada às novas mutações do vírus.

Nas últimas 24 horas, a Alemanha registou 6.114 novos casos de contágio e 218 mortes, indica hoje o Instituto Robert Koch (RKI, na sigla alemã), salientando que, ao fim de semana, os números são tradicionalmente mais baixos dada a maior lentidão na transmissão dos dados.

Desde o início da pandemia, a Alemanha acumulou 2.334.561 casos – 2,1 milhões já estão recuperados -, com o total de óbitos a ascender a 64.960.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.384.059 mortos no mundo, resultantes de mais de 108,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada

Os trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada (PPP), garante Camilo Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, que recordou, em conversa com o HealthNews, a exaustão dos profissionais naquele modelo de gestão e, como Entidade Pública Empresarial (EPE), a melhoria das condições de trabalho e do desempenho.

Governo quer “articulação virtuosa” entre entidades de saúde

O Governo está a avaliar as atribuições de entidades como a Direção-Executiva do SNS, a DGS e o Infarmed para garantir “uma articulação virtuosa” que consiga diminuir a burocracia e concretizar as políticas de saúde, anunciou hoje a ministra.

Menopausa: Uma doença ou um processo natural de envelhecimento?

A menopausa foi o “elefante na sala” que a Médis trouxe hoje ao Tejo Edifício Ageas Tejo. O tema foi abordado numa conversa informal que juntou diversos especialistas. No debate, os participantes frisaram que a menopausa não é uma doença, mas sim um “ciclo de vida”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights