OMS anuncia dois casos suspeitos na Guiné-Conacri

14 de Fevereiro 2021

Dois casos suspeitos de infeção com o vírus Ébola foram detetados na Guiné-Conacri, revelou no sábado o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus.

Numa mensagem na rede social Twitter, o diretor-geral revelou que estão em curso testes de confirmação sobre os casos suspeitos e que a organização está a apoiar uma resposta rápida no terreno.

A informação da OMS surge no dia em que o ministro da Saúde da Guiné-Conacri, Rémy Lamah, deu conta à agência France Presse da morte de quatro pessoas infetadas com o vírus Ébola, na região de Nzérékoré, no sul do país.

“Estamos verdadeiramente preocupados: Há já quatro mortes de febre hemorrágica do Ébola na região de Nzérékoré”, no sul da Guiné-Conacri, afirmou o ministro, realçando que aguardava ainda resultados laboratoriais mais precisos.

Estes são os primeiros casos de Ébola reportados na Guiné-Conacri desde 2016.

Também na República Democrática do Congo foram confirmados três novos casos de um novo surto de Ébola no nordeste do país.

O vírus Ébola, que provoca febres altas, vómitos e diarreias, foi identificado pela primeira vez em 1976 no antigo Zaire, atual República Democrática do Congo.

A doença é transmitida pelo contacto direto com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infetados e pode atingir uma taxa de mortalidade de 90%.

Em 2013 foi detetada uma vaga na Guiné-Conacri, considerada das mais graves, que se propagou à Libéria, Serra Leoa e a outros dez países, incluindo Espanha e Estados Unidos, causando 11.300 mortos e 28.600 casos até 2016.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights