Perto de 900 vacinas vão ser administradas a doentes de risco e idosos com mais de 80 anos em cinco concelhos de Évora

15 de Fevereiro 2021

Cerca de 900 vacinas contra a Covid-19 vão começar a ser administradas, esta semana, em cinco concelhos do distrito de Évora, a pessoas com 80 e mais anos e acima dos 50 com doenças associadas.

Fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo indicou esta segunda-feira à agência Lusa que vão ser administradas “cerca de 900 vacinas” nos concelhos de Estremoz, Alandroal, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Montemor-o-Novo.

Os utentes destes concelhos com estes critérios de vacinação já “estão a ser convocados e a vacinação começa esta semana nos respetivos centros de saúde”, adiantou a mesma fonte, sem precisar o dia em concreto.

Segundo a ARS do Alentejo, “a vacinação dos utentes elegíveis será feita por convocatória das equipas de saúde”, pelo que é importante “cada utente ter atualizados os contactos na sua unidade de saúde”.

O processo, posteriormente, irá ser alargado aos restantes nove dos 14 concelhos deste distrito alentejano (Arraiolos, Borba, Évora, Mora, Mourão, Portel, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa), acrescentou.

Já os bombeiros de todas as corporações do distrito de Évora começaram hoje a ser vacinados contra a Covid-19, prevendo-se que todos os operacionais estejam vacinados até ao final deste mês, referiu o organismo.

No que respeita às estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI), foram vacinadas, até ao momento, 4.331 pessoas, das quais 2.681 já completaram o esquema de vacinação, pertencentes a um total de 101 instituições, de acordo com a ARS do Alentejo.

Entre ERPI, profissionais de saúde e utentes, foram administradas no Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central “mais de 7.500 doses de vacinas contra a Covid-19”, acrescentou.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.394.541 mortos no mundo, resultantes de mais de 108,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 15.321 pessoas dos 785.756 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Manifesto do CPSA: 39 Propostas para Integrar Saúde e Ambiente nas Eleições Legislativas de 2025

O Conselho Português para a Saúde e Ambiente, presidido por Luís Campos, apresenta 39 propostas para as Legislativas de 18 de maio de 2025, defendendo a integração do ambiente em todas as políticas públicas, a redução da pegada ecológica do setor da saúde, a capacitação do sistema para crises ambientais e a promoção da literacia ambiental, visando proteger a saúde das populações face à crise climática e ambienta

Pirilampo Mágico regressa em maio para apoiar a inclusão

A campanha Pirilampo Mágico regressa de 9 de maio a 1 de junho, mobilizando centenas de voluntários em todo o país para apoiar pessoas com deficiência intelectual e promover a inclusão, sob o lema “A luz que abraça a diferença”.

Eutanásia: será isto realmente progresso?

Abel García Abejas, Médico – MGF Cuidados Paliativos; Doutorando em Medicina, Docente de Bioética na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights