Surto responsável pela morte de 10 utentes em lar de Santiago do Cacém

15 de Fevereiro 2021

O número de mortes no surto de Covid-19 no Lar da Casa do Povo de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), subiu de oito para 10, estando cinco idosos hospitalizados, foi esta segunda-feira revelado.

De acordo com fonte da autoridade de saúde local, o surto, que está ativo desde dezembro, já provocou a morte de 10 residentes, mais dois do que no anterior balanço efetuado pela agência Lusa, no dia 09 de fevereiro.

“O surto já provocou mais dois óbitos, o último dos quais o de uma utente, com 89 anos, que faleceu ontem [domingo]”, na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) de Alvalade, explicou a mesma fonte.

No Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, “estão internados cinco utentes” da instituição.

A ERPI de Alvalade contabiliza agora um total de 17 casos ativos, “entre eles 14 utentes e três funcionários”, explicou a autoridade de saúde local, acrescentando que, nos últimos testes realizados, não foram detetados novos casos positivos.

A maior parte das pessoas infetadas pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença Covid-19, “está a recuperar e vai ter alta nos próximos dias”, avançou a mesma fonte.

“Os restantes utentes deverão estar curados na próxima semana, pelo que é seguro considerar o surto controlado”, frisou.

O primeiro caso, o de um funcionário infetado, foi detetado em dezembro e, entretanto, já está recuperado.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.394.541 mortos no mundo, resultantes de mais de 108,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 15.321 pessoas dos 785.756 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde Ana Paula Martins. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a direção executiva.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights