Vacinação contra a Covid-19 começou hoje na África do Sul

17 de Fevereiro 2021

O Presidente sul-africano e alguns profissionais de saúde começaram esta quarta-feira a ser vacinados contra a Covid-19 e receberam a vacina da farmacêutica Johnson & Johnson, num hospital da Cidade do Cabo, noticiou a televisão sul-africana.

Os primeiros quatro enfermeiros, dois homens e duas mulheres, integram um primeiro grupo de 14 profissionais de saúde vacinados no hospital distrital de Khayelitsha, arredores da Cidade do Cabo, segundo um porta-voz do Ministério da Saúde.

As autoridades de saúde sul-africanas estimam vacinar 80.000 profissionais de saúde nas próximas duas semanas, nas nove províncias do país, durante a primeira fase da operação sanitária.

O Presidente da República, Cyril Ramaphosa, e o ministro da Saúde, Zweli Mkhize, foram também vacinados com a mesma vacina no final da manhã de hoje na unidade de saúde pública, em Khayelitsha, logo após a vacinação dos primeiros profissionais de saúde, evento que foi transmitido a partir do local pelo canal público SABC.

“Acabei de ser vacinado, estava um pouco ansioso, mas tudo correu muito bem. Este dia representa um marco na história do nosso país, finalmente as vacinas chegaram e a vacinação começou”, declarou o chefe de Estado sul-africano.

“Fiquei muito contente por ter visto cinco pessoas a serem vacinadas antes de mim e apelo a todos a vacinarem-se também para que possamos estar todos em segurança”, salientou Ramaphosa, anunciando que “o programa de vacinação está já em curso no país”.

“Estou agora confiante que vamos poder vacinar cerca de 40 milhões de sul-africanos e apelo a todos a ter fé nos nossos profissionais de saúde e no nosso sistema nacional de Saúde, que é robusto”, frisou o Presidente sul-africano.

Ramahosa sublinhou que a sua vacinação e a do seu ministro da Saúde, Zweli Mkhize, que recuperou da doença da Covid-19, teve por objetivo “demonstrar confiança” na vacina desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Johnson & Johnson.

“Estamos satisfeitos por poder começar a vacinação, apesar de a vacina AstraZeneca que adquirimos para esse fim ter-se mostrado pouco eficaz contra a variante 501Y.V2 que é atualmente dominante na África do Sul”, referiu o Presidente da República da África do Sul.

O primeiro lote de 80.000 vacinas da farmacêutica norte-americana Johnson & Johnson chegou na noite desta terça-feira ao aeroporto internacional OR Tambo em Joanesburgo, segundo a presidência sul-africana.

Um porta-voz presidencial acrescentou que as vacinas foram distribuídas durante a noite com a ajuda de militares para 17 centros de vacinação nas nove províncias do país.

A Presidência da República anunciou que a vacina da Johnson & Johnson foi aprovada pela Autoridade Reguladora de Produtos de Saúde da África do Sul (SAHPRA, na sigla em inglês).

“As vacinas vão ser distribuídas em lotes de 80.000 para esses 17 locais nas primeiras duas semanas e, depois, passaremos à próxima fase, onde teremos como alvo mais pessoas da população”, explicou à imprensa a especialista em doenças infecciosas Linda-Gail Bekker da Universidade do Cabo (UCT, na sigla em inglês).

Por seu lado, a presidente da Associação Médica da África do Sul, Angelique Coetzee, adiantou que a primeira fase do programa de vacinação “irá abranger dois terços do setor público e um terço do setor privado” de saúde.

O ministro da Saúde disse na terça-feira, no parlamento, que a África do Sul assegurou a aquisição de nove milhões de vacinas da Johnson & Johnson, e que tem previsto receber outras 500.000 de doses da mesma vacina nas próximas quatro semanas, e 20 milhões da Pfizer no final de março de 2021.

O Governo sul-africano pretende vacinar 67% da população até ao final do ano, segundo o ministro da Saúde.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights