Ano de 2020 registou a maior morbilidade crónica dos últimos cinco anos, segundo o INE

19 de Fevereiro 2021

O ano de 2020 foi, entre os últimos cinco anos, o que registou a maior proporção de pessoas com morbilidade crónica (43,2%) e o maior aumento anual do indicador (2,0 pontos percentuais), invertendo dois anos de descidas sucessivas.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística, que contemplam pessoas com 16 e mais anos, foram hoje divulgados, tendo por base um inquérito sobre o rendimento e condições de vida, que aponta para um agravamento das condições de saúde em 2020.

“A necessidade não satisfeita de consultas médicas nos 12 meses anteriores à entrevista aumentou em 2020 e afetou 3,9% da população com 16 ou mais anos, contrariando a tendência decrescente dos últimos 5 anos”, lê-se no documento hoje divulgado pelo INE.

Apesar de 51,3% da população ter autoavaliado o seu estado de saúde como bom ou muito bom (mais 1,2 pontos percentuais (p.p) do que em 2019), a existência de doenças crónicas ou problemas de saúde prolongados aumentou em 2020, de acordo com o INE.

A prevalência de doença crónica ou de problemas de saúde prolongados (que dura ou possa vir a durar pelo menos seis meses) afetava 43,2% da população em 2020, contra 41,2% em 2019.

“Esta condição atingia mais mulheres (46,3%) do que homens (39,6%) e um maior número de pessoas idosas: 73,8%, ou seja, 2,3 vezes a população com menos de 65 anos (32,5%)”, refere-se no documento.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights