Apoio de Portugal a Timor-Leste ronda um milhão de euros

19 de Fevereiro 2021

Portugal canalizou, bilateralmente ou através de organizações multilaterais, cerca de um milhão de euros para apoio à resposta de Timor-Leste à Covid-19, a que se somaram apoios regionais e globais, indicaram dados divulgados esta sexta-feira.

O embaixador de Portugal em Timor-Leste, José Pedro Machado Vieira, enumerou esses apoios durante a reunião trimestral dos parceiros de desenvolvimento, onde grande parte da agenda foi marcada pela resposta à Covid-19.

“O Governo português está a analisar as modalidades em que Portugal poderá apoiar o processo de operacionalização da vacinação nos PALOP [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa] e Timor-Leste”, disse.

Portugal apoiou com 140 mil euros a Organização Mundial de Saúde (OMS), no âmbito do plano de preparativos e resposta à Covid-19, e com 50 mil euros o Fundo das Nações Unidas para a População, visando especialmente a saúde maternoinfantil.

Entre as iniciativas, destaque para a realocação e flexibilização no uso do financiamento do Fundo Global da SIDA, canalizando cerca de 500 mil euros para a resposta imediata à Covid-19 em Timor-Leste.

Lisboa contribuiu ainda com 150 mil euros para o Programa Alimentar Mundial (PAM), para a manutenção de voos humanitários, e de 75 mil euros para o Fundo da ONU para a Infância (UNICEF) para a compra de equipamento de proteção pessoal.

Em termos globais e regionais, registou-se uma doação público-privada de dez milhões de euros para a Iniciativa Act-Accelerator, iniciativa da OMS em conjunto com a Comissão Europeia, para o acesso inclusivo à vacinação.

Portugal disponibilizou 3,5 milhões de euros para o Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia, com os PALOP e Timor-Leste, iniciativa que inclui fornecimento de material médico e equipamento e ainda ações formativas.

Foi ainda dada uma contribuição de 100 mil euros para repor os fundos da Aliança Global para as Vacinas e Imunização (GAVI).

Timor-Leste tem atualmente 22 casos ativos, com um total de 102 casos desde o início da pandemia.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights