Burnout severo afeta um em cada três profissionais de saúde, revela estudo

22 de Fevereiro 2021

Um estudo da Universidade Portucalense indica que 58.2% dos 196 profissionais de saúde inquiridos exibem elevada exaustão emocional.

Verificou-se uma elevada perda de realização pessoal – sentimento de insucesso profissional – em 54,6% dos inquiridos e um elevado nível de despersonalização – atitude mais distanciada na prestação de cuidados – em 33,7%, para além de 58,2% apresentarem elevada exaustão emocional – esgotamento emocional traduzido por grande cansaço no trabalho, sensação de vazio e dificuldade em lidar com as emoções dos outros.

Entre novembro de 2020 e janeiro de 2021, o estudo “Resiliência e Burnout em Organizações de Saúde”, desenvolvido pelo REMIT (Research on Economics, Management and Information Technologies) e liderado pelos investigadores Sofia Gomes e Pedro Ferreira, analisou enfermeiros (73% dos investigados) e médicos (24,5% dos investigados), sendo que 55,6% exercem a profissão há mais de 11 anos e, nos últimos seis meses, trabalharam em média 47,6 horas. Para além disso, 77% são mulheres, 73,3% têm menos de 40 anos e 53,1% têm filhos.

Segundo os investigadores, altos níveis de burnout conduzem habitualmente a um menor envolvimento com o trabalho e a índices inferiores de produtividade e performance.

A resiliência é apontada pelos investigadores como fator determinante no combate a esta síndrome.

“Quanto maior o nível de recuperação das adversidades e adaptação a situações de tensão e stress, maiores os níveis de realização pessoal, e consequentemente, menores os níveis de exaustão e de despersonalização”, informam os investigadores no relatório.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights