ARS do Norte diz que cerca de 130 mil pessoas já foram vacinadas

23 de Fevereiro 2021

Cerca de 130 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 nos 50 centros de vacinação da região Norte, entre os quais se encontra o da Maia, distrito do Porto, esta terça-feira visitado pelo secretário de estado Eduardo Pinheiro.

Os dados foram avançados pela Administração Regional de Saúde (ARS-Norte) do Norte, cujo presidente acompanhou a visita do secretário de Estado da Mobilidade e Autoridade de Coordenação da Situação de Calamidade na Região Norte.

De acordo com a ARS-Norte, esta semana “deverão chegar à região mais cerca de 80 mil doses de vacinas”.

“Estamos com o processo de vacinação dentro do que estava previsto, e para a Maia estamos a falar de vacinar 250 pessoas em média por dia, inicialmente maiores de 80 anos, mas ao longo da semana estendido aos mais de 50 anos e com morbilidades”, afirmou o secretário de Estado responsável pela Coordenação da Situação de Calamidade na Região Norte.

Eduardo Pinheiro sublinhou que “evidentemente que há sempre alguma ansiedade de todos para que o processo de vacinação decorra o mais rapidamente possível”, para que se possa “voltar a alguma normalidade”, como é desejo de todos, mas até lá “é preciso manter os cuidados” tidos até agora.

O Centro de Vacinação Covid-19 da Maia, com seis postos de vacinação, dois gabinetes médicos, duas salas de recobro e duas salas de espera, funciona no edifício da Junta de Freguesia de Castêlo da Maia, em Gemunde, e tem capacidade para vacinar cerca de 250 pessoas em média por dia, podendo no limite chegar às 360.

O presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, explicou aos jornalistas que está programado o transporte de todas as pessoas que dele necessitem, tendo sido mobilizadas, para esse efeito, as juntas de freguesia, a Cruz Vermelha Portuguesa e a própria autarquia.

“Programamos, planeamos e interagimos de forma a que os problemas sejam resolvidos” e todos possam deslocar-se ao único centro de vacinação do concelho, disse o autarca.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.466.453 mortos no mundo, resultantes de mais de 111 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.023 pessoas dos 798.074 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights