Médicos e marinheiros gregos fazem greve para exigir melhores salários

23 de Fevereiro 2021

Médicos hospitalares e marinheiros estão esta terça-feira em greve na Grécia para exigir um aumento de salários e de subsídios de desemprego, que consideram terem sido afetados pelas medidas governamentais de combate à pandemia de Covid-19.

Os barcos ancoraram em portos da Grécia continental devido a uma greve de 48 horas, marcada para hoje e quarta-feira, a pedido do Sindicato dos Mecânicos de Navios (Pemen), afetando as ligações marítimas com as ilhas, informou a polícia portuária.

Num comunicado de imprensa, o sindicato pede mais proteção para os desempregados de longa duração e o aumento dos subsídios de desemprego e dos salários.

O sindicato também denuncia “o aumento do (recurso ao) trabalho clandestino” nos últimos meses e os défices “significativos” do fundo de segurança social desta categoria profissional e pede “medidas de repatriação de milhares de marinheiros” atracados noutros países devido à pandemia.

Ao mesmo tempo, centenas de médicos hospitalares manifestaram-se em Atenas e outras cidades, depois de o seu sindicato, a Federação Oenge, ter convocado hoje uma greve de 24 horas.

“Não se aproveitem da pandemia para comprometer os nossos direitos sociais”, avisou a Oenge num comunicado.

“Apoiem os trabalhadores de saúde”, dizia uma faixa exibida em frente ao Ministério da Saúde em Atenas, onde hoje se concentravam cerca de 400 cuidadores, segundo as autoridades policiais.

Os médicos pedem “contratações massivas” e “requisição de clínicas privadas” para fazer face ao “aumento das necessidades” sanitárias na Grécia, especialmente nos hospitais de Ática, região de Atenas, a mais afetada pela pandemia de Covid-19.

Mais de 85% das vagas nas unidades de reanimação em Ática estão ocupadas, de acordo com especialistas.

Em confinamento rigoroso há mais de três meses, a Grécia, que tem 10,7 milhões de habitantes, foi particularmente afetada pela segunda vaga da pandemia, tendo registado até agora 6.300 mortes, a maioria das quais nos últimos meses.

O Governo grego tem repetido a mensagem de que fortaleceu os serviços de saúde, que sofrem de falhas endémicas, contudo, segundo os sindicatos, o orçamento destinado à saúde não é suficiente e está em níveis inferiores aos de outros países europeus.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Neurocientista discursa sobre música e drogas psicadélicas como moduladores poderosos da criatividade

O diretor do Centro de Investigação Psicadélica e da Consciência Johns Hopkins nos EUA vai marcar presença no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL e que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto. O neurocientista vai discursar sobre algumas evidências empíricas que sugerem que as drogas psicadélicas podem ser moduladores poderosos da criatividade.

SEP exige negociação da carreira nos privados

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) iniciou esta quarta-feira uma campanha de denúncia pública por a Associação Portuguesa da Hospitalização Privada ainda não ter iniciado o processo negocial da carreira de enfermagem.

Novo autarca de Ovar anuncia foco na saúde

Domingos Silva, que terça-feira assumiu a presidência da Câmara Municipal de Ovar após a renúncia de Salvador Malheiro, anunciou que dará prioridade à defesa da orla costeira, a uma nova referenciação hospitalar e à desagregação das freguesias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights