Surto de transmissão na fronteira timorense circunscrito a uma aldeia

24 de Fevereiro 2021

O surto de casos de Covid-19 na fronteira de Timor-Leste com a Indonésia, onde já foram detetados seis pacientes infetados, está para já circunscrito a uma pequena aldeia, disse esta quarta-feira um dos coordenadores da Sala de Situação.

“Os quatro casos identificados ontem e os dois confirmados hoje são do mesmo ‘cluster’ e estão, segundo os dados disponíveis, categorizados como transmissão local, ao que tudo indica tendo como origem uma pessoa que atravessou a fronteira”, afirmou Rui Araújo.

“As equipas de vigilância epidemiológica e laboratorial e do Centro de Saúde local continuam a realizar rastreio e recolha de amostras. Para já, os casos estão restritos a este único ‘cluster’ deste suco [divisão administrativa local], e não há sinais de que se tenham espalhado”, disse o coordenador da força de ação para a Prevenção e Mitigação da Covid-19 da Sala de Situação do Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC).

O foco da atenção é o posto administrativo de Fatumean, na parte ocidental do município de Covalima, no suco de Belulik Leten e na aldeia de Clau Halec, onde vivem cerca de 570 pessoas, de acordo com dados atualizados do Governo timorense.

Rui Araújo disse que enquanto decorrem as investigações e rastreios foi solicitado às autoridades locais que evitem a circulação de pessoas na pequena aldeia e para fora dela.

“Trata-se ao que tudo indica de transmissão local, possivelmente de um caso importado clandestinamente por alguém que atravessou a fronteira. É um ‘cluster’ restrito a um grupo de casas na mesma aldeia e não há sinal de que se tenha espalhado”, disse.

A deteção dos casos levou o Governo a subir o nível de alerta para 3, a fase de “mitigação”, mantendo a cerca sanitária em vigor desde meados deste mês em Bobonaro e Covalima.

“As autoridades estão a dar instruções para não sair da aldeia, para dar tempo a que toda a população seja controlada. Se não forem detetados mais casos, poderão retomar os movimentos”, afirmou.

Rui Araújo disse ainda que seis outros pacientes foram dados como recuperados, pelo que, com os dois casos novos anunciados hoje, há atualmente 21 casos ativos no país.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.474.437 mortos no mundo, resultantes de mais de 111 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.086 pessoas dos 799.106 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights