Bolsa de 15 mil euros para melhor projeto de investigação em neoplasias de células B maduras

25 de Fevereiro 2021

Projetos de investigação em neoplasias de células B maduras podem candidatar-se a partir de 1 de março à bolsa de 15 mil euros “Building Future Knowledge in mature B cell malignacies”.

As candidaturas para esta 3.ª edição da bolsa permanecerão abertas até 1 de maio. Depois, o projeto mais promissor – que tem de ter a duração máxima de um ano – será premiado.

Esta é uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), com apoio da biofarmacêutica Gilead Sciences. Podem candidatar-se investigadores nacionais ou estrangeiros, desde que os seus projetos estejam a ser desenvolvidos em instituições portuguesas.

O comunicado enviado à comunicação social adianta que se valorizam projetos de caráter interdisciplinar e de colaboração entre instituições que se dediquem ao estudo das áreas de tratamento, diagnóstico, epidemiologia, qualidade de vida dos doentes e impacto a nível sociológico.

“Mesmo no ano atípico que estamos a viver, não podíamos deixar de apoiar estes projetos, sendo isto um dos pilares do nosso trabalho diário. Mais uma vez, demonstramos assim o nosso compromisso em contribuir para a investigação das doenças hemato-oncológicas malignas”, afirma Manuel Abecasis, presidente da APCL, que, desde 2003, já atribuiu mais de 450 mil euros em bolsas de investigação.

A mesma ideia é sublinhada pelo presidente da SPH, João Raposo, que refere ainda que “a Hemato-oncologia é das áreas oncológicas com maior taxa de sucesso na cura definitiva de um número bastante expressivo de doentes”. E prossegue: “Para mantermos essa taxa de cura é necessário continuar a fomentar e incentivar a investigação com projetos como esta bolsa que com tanta satisfação apoiamos”.

Já o diretor-geral da Gilead Sciences Portugal, Vítor Papão, mostra-se satisfeito por se associar à iniciativa pela terceira vez: “porque acreditamos na importância da promoção da investigação nacional na área das doenças hemato-oncológicas”, frisa.

Por seu lado, Sara Duarte, médica de Hematologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), destaca a importância que a bolsa teve para o projeto que coordenou, com o qual venceu a primeira edição: “[o prémio] deu grande apoio ao nosso projeto” e “dará a possibilidade de iniciar trabalhos posteriores mais vastos”.

As candidaturas podem ser enviadas para o email bolsas@apcl.pt e o regulamento deve ser consultado no site da APCL.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights