Câmara Municipal de Seia vai comparticipar compra de medicamentos a idosos e pensionistas

25 de Fevereiro 2021

A Câmara Municipal de Seia vai apoiar idosos e pensionistas na compra de medicamentos, ao abrigo do Programa Municipal de Comparticipação em Despesas com Medicamentos, cujas candidaturas vão decorrer durante o mês de março, foi esta quinta-feira anunciado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a autarquia de Seia, presidida por Carlos Filipe Camelo, refere que este ano “alocou uma verba de 5.000 euros destinada a apoiar idosos e pensionistas por invalidez na compra de medicamentos, até um limite de 50 beneficiários”.

“A medida, acionada anualmente, corresponde a uma comparticipação financeira de 50%, na parte que cabe ao utente, de medicamentos adquiridos na área do concelho de Seia, prescritos em receita médica e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde”, lê-se.

Segundo o município de Seia, no distrito da Guarda, o apoio pode ser requerido por idosos com mais de 66 anos e pensionistas por invalidez que, cumulativamente, residam no concelho há um ano e estejam recenseados nos seis meses anteriores à data do requerimento.

Os beneficiários também devem ter um rendimento mensal per capita do agregado familiar que não ultrapasse o valor fixado no Indexante dos Apoios Sociais (438,81 euros), não podem usufruir de outros apoios nesta área, nem terem dívidas para com a Câmara Municipal.

O processo de candidatura ao apoio para aquisição de medicamentos deve ser efetuado no Balcão Único da Câmara Municipal de Seia, mediante preenchimento de formulário próprio, que também se encontra disponível na página eletrónica do município (em www.cm-seia.pt).

O Programa Municipal de Comparticipação em Despesas com Medicamentos da autarquia de Seia está em vigor desde 2015 e “constitui um complemento às políticas sociais do município, no combate às desigualdades sociais, à progressiva inserção social e melhoria das condições de vida da população”, segundo a fonte.

A Câmara Municipal de Seia também dispõe de um protocolo com a Associação Dignitude, “Programa abem: Rede Solidária do Medicamento”, que prevê o apoio na comparticipação de medicamentos a munícipes em situação de comprovada carência económica.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights