Governo britânico volta a autorizar uso de plasma britânico 23 anos depois das “vacas loucas”

25 de Fevereiro 2021

O Governo britânico vai voltar a autorizar a utilização de plasmas sanguíneo de origem britânica para tratamentos, 23 anos depois de esta prática ter sido banida por receios relacionados com a apelidada “doença das vacas loucas”.

“Seguindo o conselho de especialistas, estou feliz que agora possamos suspender essa proibição, o que ajudará milhares de pacientes a ter acesso a tratamentos que potencialmente salvarão vidas mais rápido”, disse o secretário de Estado da Saúde, James Bethell, em comunicado, citado pela France-Presse (AFP).

Inglaterra, prosseguiu o governante, poderá “tornar-se autossuficiente” nesta matéria. A Escócia também vai avançar para esta via.

Até agora, o país dependia da importação de plasmas sanguíneos, em partícula dos Estados Unidos da América (EUA), para o fabrico de vários medicamentos, principalmente para pessoas com o sistema imunitário extremamente reduzido, como é o caso de pessoas que fizeram tratamentos para cancros a longo prazo.

A notícia surge numa altura em que a procura global por plasma aumentou ainda mais por causa da pandemia, por causa de uma “queda significativa nas dádivas nos Estados Unidos”.

Em 1998, o Reino Unido proibiu a utilização de qualquer plasma sanguíneo britânico no fabrico de medicamentos, porque temia a disseminação da doença Creutzfeld-Jacob, uma variante humana da encefalopatia espongiforme bovina, comummente conhecida como doença das vacas loucas.

A Comissão Independente de Medicamentos Humanos considerou que o plasma de origem britânica voltou a ser “seguro”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights