Autarquia de Marco de Canaveses propõe ao Governo consulta de saúde mental no concelho

26 de Fevereiro 2021

 A Câmara do Marco de Canaveses propôs ao Governo a implementação no concelho de uma consulta descentralizada de saúde mental, para responder aos impactos psicológicos da pandemia de Covid-19, informou esta quinta-feira a autarquia.

“A pandemia veio agravar as doenças do foro mental, mas também agravou as dependências, nomeadamente o álcool, droga e outras, como é o caso do novo fenómeno social muito relacionado com as crianças, a ‘adição aos ecrãs’, que desde muito pequenas começam a apresentar sintomas de privação”, salienta a presidente da autarquia, Cristina Vieira, citada num comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a autarca, a proposta mereceu a disponibilidade da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) para a negociação e elaboração do protocolo proposto.

Aquela consulta, reforça, “terá como objetivos criar uma resposta de atendimento capaz de promover a redução de consumo de substâncias psicoativas, prevenção dos comportamentos aditivos e diminuição das dependências”.

Cristina Vieira indica que a criação daquela resposta no concelho, do Centro de Respostas Integradas do Porto Central, passará pela “constituição de uma equipa multidisciplinar composta por profissionais de medicina, enfermagem, psicologia e serviço social”, que funcionará naquele concelho do distrito do Porto, “não tendo os marcuenses, a partir dessa data, de se deslocar ao Porto para essa consulta”.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.508.786 mortos no mundo, resultantes de mais de 112,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.243 pessoas dos 802.773 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights