ICBAS e Hospital de Santo António apostam em doentes virtuais para ensino clínico

26 de Fevereiro 2021

Alunos e médicos do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) e do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) vão treinar em doentes virtuais, num projeto que adapta o ensino às contingências da pandemia.

Em causa está a plataforma ‘Body-Interact’ (corpo interativo, em português), num simulador virtual a três dimensões do ser humano, que hoje foi apresentada aos jornalistas no Centro Materno Infantil do Norte (CMIN), uma das estruturas do CHUP que também integra o Hospital de Santo António.

Carolina Pires (21 anos) e Tomás Araújo (22 anos), alunos do terreiro ano de Medicina no ICBAS, demonstraram numa das 25 mesas de simulação adquiridas no âmbito deste projeto como é possível treinar as práticas clínicas sem pacientes reais.

Num ecrã plano e tátil, auxiliado por uma tela com informação, permaneceu deitado o paciente virtual Tomás Alves, de 48 anos, que deu entrada na urgência com febre e dor lombal no lado esquerdo.

Ao paciente foram realizados exames físicos, de forma virtual, como auscultação ou palpação do pulso, feitas perguntas de história clínica e familiar e administrada medicação.

O diagnóstico: uma obstrução das vias urinárias, situação que obrigou a pedir a intervenção de um especialista.

“A primeira medida foi estabilizar o doente que entrou instável na Urgência”, descreveu Carolina às médicas Idalina Beirão, diretora do ensino pré-graduado, e Teresa Cardoso, professora de semiologia.

Para “confirmar as suspeitas, foram solicitados exames ao laboratório”, acrescentou Tomás.

Já aos jornalistas, após a aula, ambos descreveram a plataforma como “muito intuitiva” e “realista” e que transmite “confiança” na aprendizagem, tendo lembrado que a possibilidade de desenvolver este treino é “importante” num momento de pandemia em que os alunos estão com acesso condicionado ao hospital.

Além dos alunos dos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos do ICBAS, num total próximo dos 600 estudantes, também médicos em formação ou especialistas do CHUP que queiram treinar novas técnicas terão acesso às mesas de simulação que custaram cerca de meio milhão de euros.

“Neste momento existem constrangimentos no acesso dos alunos e ao contacto com os doentes [devido à Covid-19] e, assim, têm oportunidade de, antes de passar ao doente, passar pela simulação. Adequamos o ensino aos tempos atuais, mas isto é algo para ficar”, disse o presidente do conselho de administração do CHUP, Paulo Barbosa.

“Já o fazíamos com outro tipo de técnicas e outro tipo de simuladores, mas este é um passo em frente. Ninguém pensa em meter-se num avião, sem que o piloto antes não tenha feito simulação”, acrescentou.

O responsável acrescentou que a plataforma possibilita o acesso a mais histórias e práticas clínicas do que acontece no terreno, onde nem sempre há doentes disponíveis para práticas em todas as patologias.

O diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS), Henrique Cyrne Carvalho, destacou que os alunos terão “acesso à plataforma através dos seus telefones e ‘tablets’”, pelo que “poderão entrar num determinado cenário e treiná-lo em casa”.

“O resultado não é sempre o sucesso. Se for mal orientado, vai ser o insucesso, mas insucesso em simulação é formativo. Este é um acréscimo ao modelo formativo que nesta fase é particularmente importante porque as condições do ensino e da aprendizagem se modificaram”, referiu o diretor, salvaguardando, no entanto, que nem todo o ensino de Medicina passou para a vertente à distância, uma vez que alguns estudantes de ciclos e estágios específicos mantêm as aulas práticas.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights