Investigadores apresentam as mais recentes descobertas científicas nas neurociências em encontro mundial online

1 de Março 2021

A conferência online “ 1”, da Fundação Lundbeck, permitirá discutir recentes investigações em neurociências, a partir de hoje e até 4 de março, e anunciar o vencedor do maior prémio […]

A conferência online “

1”, da Fundação Lundbeck, permitirá discutir recentes investigações em neurociências, a partir de hoje e até 4 de março, e anunciar o vencedor do maior prémio de investigação nesta área.

Esta iniciativa reúne prestigiados investigadores mundiais, de reconhecidos laboratórios e universidades, que abordarão as mais recentes novidades na investigação em neurociências e suas implicações nas doenças neurológicas e psiquiátricas.

Os temas definidos para as sessões online são: “A epigenética e a regulação da expressão do gene nas doenças do neurodesenvolvimento”; “A genética, genómica e identificação de mutações”; “As disfunções neuronais nas doenças do neurodesenvolvimento”; e “Diagnóstico e tratamento das doenças do neurodesenvolvimento”.

O encontro científico termina com comunicações dos vencedores do “Brain Prize” de 2020 e o anúncio do(s) vencedor(es) da edição de 2021, reconhecidos pela investigação mais revolucionária e promissora para o tratamento destas doenças, que receberão 1,3 milhões de euros de prémio..

O “Brain Prize 2020” foi atribuído aos investigadores Huda Zoghbi e Adrian Bird pelo seu trabalho pioneiro sobre a Síndrome de Rett. A sua investigação estabeleceu a importância da regulação epigenética no desenvolvimento do cérebro e na manutenção da função normal do cérebro adulto, permitindo apontar para novas oportunidades no tratamento desta e de outras perturbações do neurodesenvolvimento.

“As doenças mentais e do cérebro são muito frequentes na população e podem causar grande incapacidade na vida profissional, pessoal e social dos doentes. Algumas das doenças que têm mais impacto na população são, por exemplo, a depressão, as demências e perturbações cognitivas, as cefaleias e enxaquecas, a esquizofrenia, a doença de Parkinson e a epilepsia. É, por isso, muito importante que seja discutido o que há de novo e se proporcionem investimentos na investigação e desenvolvimento inovadores sobre estas doenças. Só a constante procura e partilha de mais conhecimento poderá ajudar os médicos a encontrar novas formas de tratamento que podem representar uma esperança nas pessoas que vivem com doenças neurológicas e psiquiátricas”, diz o psiquiatra Gustavo Jesus, citado na nota enviada às redações.

As inscrições para o evento da Fundação Lundbeck podem ser realizadas aqui e o programa está disponível aqui.

PR/HN/RA

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights