Investigadores apresentam as mais recentes descobertas científicas nas neurociências em encontro mundial online

1 de Março 2021

A conferência online “ 1”, da Fundação Lundbeck, permitirá discutir recentes investigações em neurociências, a partir de hoje e até 4 de março, e anunciar o vencedor do maior prémio de investigação nesta área. Esta iniciativa reúne prestigiados investigadores mundiais, de reconhecidos laboratórios e universidades, que abordarão as mais recentes novidades na investigação em neurociências […]

A conferência online “

1”, da Fundação Lundbeck, permitirá discutir recentes investigações em neurociências, a partir de hoje e até 4 de março, e anunciar o vencedor do maior prémio de investigação nesta área.

Esta iniciativa reúne prestigiados investigadores mundiais, de reconhecidos laboratórios e universidades, que abordarão as mais recentes novidades na investigação em neurociências e suas implicações nas doenças neurológicas e psiquiátricas.

Os temas definidos para as sessões online são: “A epigenética e a regulação da expressão do gene nas doenças do neurodesenvolvimento”; “A genética, genómica e identificação de mutações”; “As disfunções neuronais nas doenças do neurodesenvolvimento”; e “Diagnóstico e tratamento das doenças do neurodesenvolvimento”.

O encontro científico termina com comunicações dos vencedores do “Brain Prize” de 2020 e o anúncio do(s) vencedor(es) da edição de 2021, reconhecidos pela investigação mais revolucionária e promissora para o tratamento destas doenças, que receberão 1,3 milhões de euros de prémio..

O “Brain Prize 2020” foi atribuído aos investigadores Huda Zoghbi e Adrian Bird pelo seu trabalho pioneiro sobre a Síndrome de Rett. A sua investigação estabeleceu a importância da regulação epigenética no desenvolvimento do cérebro e na manutenção da função normal do cérebro adulto, permitindo apontar para novas oportunidades no tratamento desta e de outras perturbações do neurodesenvolvimento.

“As doenças mentais e do cérebro são muito frequentes na população e podem causar grande incapacidade na vida profissional, pessoal e social dos doentes. Algumas das doenças que têm mais impacto na população são, por exemplo, a depressão, as demências e perturbações cognitivas, as cefaleias e enxaquecas, a esquizofrenia, a doença de Parkinson e a epilepsia. É, por isso, muito importante que seja discutido o que há de novo e se proporcionem investimentos na investigação e desenvolvimento inovadores sobre estas doenças. Só a constante procura e partilha de mais conhecimento poderá ajudar os médicos a encontrar novas formas de tratamento que podem representar uma esperança nas pessoas que vivem com doenças neurológicas e psiquiátricas”, diz o psiquiatra Gustavo Jesus, citado na nota enviada às redações.

As inscrições para o evento da Fundação Lundbeck podem ser realizadas aqui e o programa está disponível aqui.

PR/HN/RA

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

São José consolida liderança na cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde São José realizou mais de 2800 intervenções com robôs cirúrgicos desde 2019. O volume anual quintuplicou, afirmando-se como referência nacional na tecnologia

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights