Centro de Vacinação de Oliveira de Azeméis arranca em pavilhão escolar

2 de Março 2021

O pavilhão desportivo da Escola Secundária Soares Basto começa na quarta-feira a funcionar como Centro de Vacinação de Oliveira de Azeméis contra a Covid-19, revelou esta terça-feira a Câmara, estimando aí receber 240 a 400 pessoas por dia.

Segundo essa autarquia do distrito de Aveiro, o recinto funcionará de segunda-feira a domingo, entre as 09:00 e as 19:00, sempre que houver ‘stock’ de vacinas disponível para o efeito, e optará por operar apenas nos dias úteis quando a reserva de inoculações for mais reduzida.

A escolha do pavilhão escolar para a vacinação contra a Covid-19 deve-se à dimensão do espaço e à sua localização central no município, esperando o presidente da Câmara acabar assim com a necessidade de os habitantes do território terem que se deslocar ao concelho vizinho de São João da Madeira para a inoculação.

“Esta estrutura é fundamental para servir melhor a população, evitando que os oliveirenses se desloquem a outros locais para serem vacinados. Permitirá também otimizar o processo de inoculação, contribuindo para que possamos responder de forma mais rápida e cumprir as metas previstas no plano nacional de vacinação”, declarou à Lusa Joaquim Jorge Ferreira.

O trabalho será efetuado com recurso a “uma forte equipa de profissionais”, sendo que as funções clínicas estarão a cargo de quadros do Agrupamento de Centros de Saúde EDV II Aveiro Norte, enquanto “o pessoal de apoio é a autarquia que cede”. O recurso a voluntários também será considerado “em caso de necessidade”.

Com uma população de aproximadamente setenta mil habitantes dispersos por 163 quilómetros quadrados, o concelho de Oliveira de Azeméis já administrou pelo menos a primeira dose da vacina à parte mais idosa da sua população.

Segundo dados da Câmara, até ao final de fevereiro, no domingo, quase 400 pessoas afetas a lares de seniores, estruturas residenciais e espaços similares já tinham recebido as duas doses da inoculação contra o vírus SARS-CoV-2. No que se refere a utentes, em específico, o registo dá conta de que 206 já foram inoculados com duas tomas e 157 com a primeira dose; no que concerne aos funcionários, 181 contam já com duas inoculações e 145 aguardam a segunda toma.

Quanto à restante população local, a vacinação arrancou com os seniores de idade superior a 80 anos e 425 pessoas nessa faixa etária já foram inoculados. Na segunda fase do processo, destinada a utentes com idade dos 50 aos 65 anos e comorbilidades, ainda só foram vacinados seis cidadãos.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.531.448 mortos no mundo, resultantes de mais de 114 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.351 pessoas dos 804.956 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

“Temos de atuar agora” foi a principal mensagem do 6.º Congresso CNC

O que nos espera na próxima década e como podemos impedir ou atrasar o aparecimento de doenças que acompanham o envelhecimento foram as principais questões colocadas na 6.ª edição do Congresso CNS, que se realizou no passado dia 13 de abril na Unidade de Lisboa do CNS | Campus Neurológico. A resposta foi consensual: temos de atuar agora.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights