Iraque administra primeiras vacinas contra a Covid-19 a três dias da visita do Papa Francisco

2 de Março 2021

O Iraque iniciou esta terça-feira a campanha nacional de vacinação contra a doença Covid-19, a três dias do início de uma visita classificada como histórica do Papa Francisco ao país.

A campanha arrancou após o país ter recebido esta terça-feira uma doação de Pequim de 50.000 doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica estatal chinesa Sinopharm.

“A campanha de vacinação contra o novo coronavírus começou na Cidade da Saúde e no centro de saúde de Mustansiriya, em Bagdad [capital do país]”, informou o Ministério da Saúde iraquiano, num comunicado.

Posteriormente, o porta-voz do ministério, Saif al-Badr, indicou numa conferência de imprensa que as vacinas tinham sido igualmente distribuídas em outros centros de saúde da capital iraquiana e em outras províncias do país.

Já em declarações à agência noticiosa estatal INA, o ministro da Saúde iraquiano, Hassan al-Tamimi, afirmou, por sua vez, que o país espera a chegada de 16 milhões de doses de vacina através da plataforma internacional COVAX, iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa assegurar o acesso global e equitativo às vacinas, em particular nos países mais pobres.

O ministro acrescentou ainda que o Iraque firmou um acordo com a norte-americana Pfizer para o fornecimento de mais 1,5 milhões de doses da vacina que o grupo farmacêutico desenvolveu em parceria com a empresa alemã BioNTech.

O Governo iraquiano, que mantém conversações para completar a sua campanha de vacinação, também fechou um acordo com a China para o fornecimento de duas milhões de doses da vacina Sinopharm.

O arranque da vacinação no Iraque ocorre três dias antes do início da visita do Papa Francisco ao país, prevista para 05 a 08 de março, e numa altura em que o país árabe está a enfrentar, desde o início de fevereiro, uma segunda vaga de casos de infeção pelo novo coronavírus.

Na segunda-feira, o Iraque registou 3.599 novos contágios e 22 óbitos associados à doença Covid-19, o que elevou os números totais do país, um dos mais afetados na região do Médio Oriente, para quase 700.000 infetados e 3.708 mortos desde o início da crise pandémica.

Perante tal cenário, o Governo iraquiano impôs várias restrições, como um recolher obrigatório, o encerramento das escolas, dos centros comerciais e de restaurantes, bem como proibiu deslocações entre províncias e a realização de eventos religiosos.

Entre os vários casos de contágio registados recentemente no país destacam-se o representante diplomático do Vaticano em Bagdad, o núncio apostólico Metja Leskovar, e o porta-voz do grande ‘ayatollah’ Ali Sistani, a mais alta autoridade xiita do Iraque, com quem o Papa Francisco tem previsto um encontro durante a sua visita ao território iraquiano.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights