O esfregaço que está a dar que falar

4 de Março 2021

Um utilizador relatou : "Fiz dois esfregaços anais, cada vez que fiz um, tive de fazer um esfregaço na garganta depois. Tinha medo que a enfermeira se esquecesse de usar um novo esfregaço."

As autoridades chinesas estão a impor testes anais aos habitantes, alegando que a sua eficácia é maior do que os esfregaços nasofaríngeos. Aqui há dias, a imprensa oficial chinesa havia avançado com a possibilidade depois de uma experiência numa escola de Pequim que abrangeu mil professores, funcionários e alunos.
Os testes, que estão a causar controvérsia entre os chineses, começaram a ser realizados numa altura em que as autoridades estão a braços com vários surtos regionais de novos casos de covid e relatos de filas gigantescas para realização de testes.
A nova técnica de testagem que as autoridades chinesas garantem ser mais eficaz, está também a ser utilizada em moradores de vários bairros de Pequim onde foram descobertos casos recentemente. Todos foram submetidos a testes por via anal e a medida também está a ser imposta a pessoas em quarentena obrigatória em hotéis, incluindo viajantes vindos do exterior.
O Governo inglês e japonês já protestaram, depois de queixas de cidadãos que passaram pela experiência, obrigatória enquanto viajavam pela China.
Segundo os peritos chineses, o método dos esfregaços anais “pode aumentar a taxa de deteção de pessoas infetadas”, pois os vestígios do vírus permanecem mais tempo no ânus do paciente. As pessoas já sujeitas ao teste e outras que não estão interessadas em sê-lo começaram entretanto a desabafar no Weibo, a popular rede social chinesa semelhante ao Twitter.
“Baixo sofrimento, mas humilhação extrema”, comentou um utilizador. “É uma sorte eu ter regressado mais cedo à China”, escreveu outro, citado pelo Diário de Notícias.
Outros usaram o humor: “Fiz dois esfregaços anais, cada vez que fiz um, tive de fazer um esfregaço na garganta depois. Tinha medo que a enfermeira se esquecesse de usar um novo esfregaço.
Mas mesmo entre os especialistas chineses, a opinião sobre a maior eficácia do esfregaço anal não é consensual.
Yang Zhanqiu, vice-diretor do departamento de biologia patogénica da Universidade de Wuhan, afirmou ao Global Times que os testes mais eficientes continuam a ser os esfregaços nasais e na garganta, uma vez que o vírus é contraído através do aparelho respiratório superior e não no sistema digestivo.
MMM

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Governo atribui estatuto de utilidade pública à LHEA

O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, assinou esta terça-feira um despacho que atribui, pelo prazo de 10 anos, o estatuto de utilidade pública à LHEA ― Association for Lifelong Health Education.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights