Programa Operacional do Algarve aprova 8,8 milhões de euros para centro de investigação biomédica

4 de Março 2021

A Comissão Diretiva do Programa Operacional do Algarve (CRESCAlgarve2020) aprovou duas candidaturas de projetos de investigação científica do Centro de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC), num investimento global de 8,8 milhões de euros, anunciou a CCDR/Algarve.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) indicou, em comunicado, que os dois projetos se integram no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE), fazendo parte das redes portuguesas de centros académicos clínicos (PtCAC) e de infraestruturas de investigação clínica avançada (PtCRIN).

Segundo o documento, os dois projetos asseguram a transferência para o Algarve de serviços de instituições de caráter nacional da área da saúde, como o Instituto Português do Sangue e Transplantação e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Um dos projetos, apresentado em parceria com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, (CHUA) e denominado PtCAC CRE-ABC, integra a Rede Nacional de Centros Académicos Clínicos e visa a construção de um centro de investigação do ABC, o qual “ambiciona potenciar a cooperação de um conjunto de valências multidisciplinares com elevado impacto na produção científica”, especifica a CCDR/Algarve.

Segundo aquele organismo, o objetivo “é capacitar a infraestrutura com tecnologia de ponta”, que permita aos investigadores e médicos “desenvolver colaborações e novos conhecimentos clínicos”.

Numa parceria com o município de Loulé, a candidatura do ABC engloba a criação de seis unidades multidisciplinares: Banco de Soro – Seroteca, Banco Público de Células do Cordão Umbilical, BioBanco, Centro de Investigação Entomológica , Unidade de Investigação Avançada em Tomografia Computadorizada e Laboratório de Genética Clínica.

Este projeto tem um investimento estimado de 5,4 milhões de euros, comparticipado em 70% por fundos europeus.

Já o projeto para a criação do Centro de Investigação Clínica Avançada e gestão de ensaios clínicos do Algarve (PtCRIN/CICAlgarve) “visa desenvolver um conjunto de infraestruturas e recursos vocacionados para promover a cooperação nacional e internacional em investigação clínica”.

Ao mesmo tempo, terá capacidade para aumentar a qualidade da pesquisa e inovação terapêutica para o benefício dos pacientes, cidadãos e sistemas de saúde, pretendendo uma atuação multidisciplinar com enfoque nas áreas das neurociências, oncologia e cardiovascular.

“O centro apresenta como elemento diferenciador e inovador a complementaridade da investigação com a prática clínica, o qual irá proporcionar aos investigadores o acesso, na mesma infraestrutura, ao Centro de Cirurgia Experimental, permitindo testar e desenvolver projetos de investigação de natureza clínica, designadamente na área cirúrgica e dos cuidados intensivos”, lê-se na nota.

O projeto tem um investimento global estimado em 3,4 milhões de euros, comparticipado em 70% por fundos do Programa Operacional do Algarve, totalizando cerca de 6,2 milhões de incentivos provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O Centro de Investigação e Formação Biomédica do Algarve é uma parceria detida em partes iguais pelo centro hospitalar da região e pela Universidade do Algarve, com a missão de criar, transmitir e difundir uma cultura de investigação e desenvolvimento, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e diferenciados.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Neurocientista discursa sobre música e drogas psicadélicas como moduladores poderosos da criatividade

O diretor do Centro de Investigação Psicadélica e da Consciência Johns Hopkins nos EUA vai marcar presença no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL e que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto. O neurocientista vai discursar sobre algumas evidências empíricas que sugerem que as drogas psicadélicas podem ser moduladores poderosos da criatividade.

SEP exige negociação da carreira nos privados

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) iniciou esta quarta-feira uma campanha de denúncia pública por a Associação Portuguesa da Hospitalização Privada ainda não ter iniciado o processo negocial da carreira de enfermagem.

Novo autarca de Ovar anuncia foco na saúde

Domingos Silva, que terça-feira assumiu a presidência da Câmara Municipal de Ovar após a renúncia de Salvador Malheiro, anunciou que dará prioridade à defesa da orla costeira, a uma nova referenciação hospitalar e à desagregação das freguesias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights