Marcelo felicita Fundação Champalimaud por lugar de destaque em ‘ranking’ da revista Nature

5 de Março 2021

O Presidente da República felicitou hoje a Fundação Champalimaud, presidida por Leonor Beleza, por ter sido classificada num 'ranking' da revista Nature como a quarta melhor instituição sem fins lucrativos na área da inteligência artificial.

Numa nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa “felicita a Fundação Champalimaud e a sua presidente, Leonor Beleza” por este lugar de destaque no ‘ranking’ da “prestigiada revista” científica Nature.

“É com muito orgulho que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa congratula a Fundação Champalimaud pela distinção que honra Portugal, e pelo trabalho que tem desenvolvido ao serviço da ciência ao longo dos anos, demonstrando a importância da ciência na maneira como vivemos e trabalhamos”, lê-se na mesma nota.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, a classificação pela revista Nature “é um feito que reflete a excelência e a liderança internacional da investigação feita pelos cientistas da Fundação Champalimaud, em que os conhecimentos do cérebro são aplicados a modelos matemáticos avançados”.

Também o primeiro-ministro, António Costa, saudou hoje a Fundação Champalimaud, numa mensagem publicada na rede social Twitter, considerando que a classificação como a quarta melhor instituição sem fins lucrativos na área da inteligência artificial pela revista Nature “prestigia Portugal e honra a ciência portuguesa”.

“Demonstra que a aposta no conhecimento científico e no desenvolvimento do saber através da ciência e da inovação é o caminho certo para competirmos com os melhores à escala global”, defendeu o primeiro-ministro.

Em setembro de 2016, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou, a título póstumo, o empresário António Champalimaud com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, durante a cerimónia de entrega dos Prémios Champalimaud de Visão 2016.

Na altura, o chefe de Estado elogiou a decisão de António Champalimaud deixar como herança a criação da Fundação Champalimaud, afirmando que foi “um passo de inequívoco relevo filantrópico nacional e internacional” e “um passo que mais nenhum outro português deu, neste tempo, na área fundacional com tão vasto alcance patrimonial e social”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights