Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia de comercialização

6 de Março 2021

As principais cadeias de supermercados na Alemanha começaram hoje a vender ao público testes rápidos para diagnóstico da doença covid-19, que esgotaram em poucas horas, segundo relataram as agências internacionais.

A agência noticiosa France-Presse (AFP) relatou, por exemplo, que a página na Internet da rede de supermercados Lidl bloqueou, após terem sido colocados à venda os primeiros ‘kits’ destes testes que podem ser realizados em casa.

Já na concorrente rede de supermercados Aldi foi registada uma grande afluência de pessoas e os testes esgotaram em poucas horas.

“Queremos assegurar a todos aqueles que saíram de mãos vazias que novos ‘stocks’ são esperados nos próximos dias”, afirmou um porta-voz dos supermercados Aldi, em declarações ao jornal alemão Bild.

Perante um processo de vacinação que continua lento, o Governo alemão está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo no país e assim tentar responder ao crescente descontentamento da população.

A partir de segunda-feira, toda a população terá direito a um teste de antigénio gratuito por semana, que será realizado por profissionais em farmácias ou em centros de testes certificados.

Vários fabricantes receberam também ‘luz verde’ para produzir ‘kits’ de testes domésticos.

O objetivo é dar mais liberdade à população após vários meses de restrições, mas os especialistas já advertiram que os testes rápidos são menos fiáveis do que os testes PCR (teste molecular) e que as medidas de proteção devem ser mantidas mesmo que o teste seja negativo.

A par das redes de supermercados, que limitam a venda de um pacote de cinco testes por pessoa, os testes também estarão disponíveis para venda em várias farmácias e em outros estabelecimentos a nível nacional nos próximos dias.

O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, que tem sido criticado por causa do ritmo lento da campanha de vacinação no país, prometeu, entretanto, que existirão testes rápidos em quantidades “mais do que suficientes” para todos, incluindo 50 milhões de testes gratuitos por mês.

No entanto, os planos do Governo federal alemão estão a levantar algumas questões, nomeadamente sobre a capacidade de resposta das autoridades locais perante uma enorme procura de testes rápidos.

Esta semana, e após conversações com os governadores dos 16 Estados federados que compõem a Alemanha, a chanceler Angela Merkel aceitou um levantamento progressivo das restrições aplicadas no país no âmbito da pandemia da doença covid-19, cedendo a um descontentamento crescente na opinião pública e no próprio Governo a sete meses das eleições legislativas.

A Alemanha registou 9.557 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 300 mortes nas últimas 24 horas, valores ligeiramente abaixo dos verificados no sábado anterior, segundo dados hoje divulgados.

O Instituto Robert Koch (RKI), a autoridade responsável pela prevenção e controlo de doenças na Alemanha, indicou também, ao atualizar a sua tabela de dados pandémicos, que a incidência acumulada nos últimos sete dias em todo o país foi de 65,6 casos por 100.000 habitantes, pelo que esta variável se mantém estável.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights