Abertas inscrições de vacinação contra a Covid-19 em Macau para trabalhadores não residentes

8 de Março 2021

O Governo de Macau anunciou esta segunda-feira que a partir de terça-feira os trabalhadores não-residentes vão poder inscrever-se no programa de vacinação contra a Covid-19, que até ao momento tem tido uma oferta muito maior que a procura.

A vacinação, que, tal como nos residentes, será gratuita e voluntária, arrancará no dia seguinte para as pessoas cuja autorização de permanência no território está dependente de um contrato de trabalho válido, detalharam as autoridades em conferência de imprensa.

Este anúncio acontece numa altura em que o Governo tem apelado aos residentes para que se vacinem, um apelo que teve, até ao momento, fraca adesão.

Macau tem em mãos uma oferta muito maior do que a procura: existem mais de 600 mil doses de vacina, suficientes para vacinar mais de 300 mil pessoas de forma gratuita, tem um programa de marcação ‘online’ prático com vários horários à disposição, mas até às 16:00 de hoje pouco mais de 49 mil pessoas tinham feito o agendamento e apenas cerca de 21.000 foram imunizadas com a primeira dose.

A população, 683 mil residentes, pode escolher entre as vacinas da farmacêutica chinesa Sinopharm e da BioNtech e AstraZeneca, mas esta última ainda não chegou ao território.

Ao todo, vão chegar a Macau cerca de 1,5 milhões de vacinas.

A vacina chinesa tem tido uma adesão muito superior à da BioNtech: cerca de 43 mil agendamentos e 19 mil vacinados com a vacina chinesa, contra cerca de seis mil agendamentos e 1.727 de vacinados com a BioNtech.

“A vontade dos cidadãos de vacinar afetará a quantidade de vacinação e a quantidade necessária” de vacinas, disseram as autoridades em conferência de imprensa, quando questionados sobre o prazo de validade antes da toma da vacina BioNtech. Já chegaram a Macau cerca de 100 mil vacinas da BioNtech, tendo o Governo encomendado um total de 400.000 à farmacêutica.

Ainda na mesma conferência de imprensa, as autoridades explicaram que a atualização do sistema do Código de Saúde de Macau [necessário para entrar em edifícios públicos locais], a partir de terça-feira, passará a incluir o registo de vacinação contra a Covid-19.

“A partir de amanhã, se duas doses da nova vacina contra o coronavírus tiverem sido completadas, o sistema de código de saúde mostrará que a vacinação foi completada e o cartão de vacinação também será afixado”, disseram.

Num comunicado divulgado na madrugada de sábado pode ler-se que aos “residentes que completaram as duas doses da vacinação contra a covid-19, será exibida uma hiperligação de cor azul e o código de saúde de Macau exibirá a hiperligação azul ‘Administradas 2 doses de vacina covid-19’”.

“Após clicar na hiperligação, será exibida a versão eletrónica do cartão de vacinação contra covid-19 dos residentes, de forma a permitir que estes possam consultar e apresentar os registos e informações da vacinação”, lê-se na mesma nota.

Considerada uma das regiões mais seguras do mundo em relação à pandemia de Covid-19, Macau contabilizou apenas 48 casos desde que o novo coronavírus chegou ao território, no final de janeiro de 2020, não tendo registado até hoje nenhuma morte causada pela doença.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights