Cabo Verde regista quebra de 89% dos passageiros em fevereiro

8 de Março 2021

Os aeroportos cabo-verdianos agravaram a perda de movimento em fevereiro, com pouco mais de 25 mil passageiros, uma quebra de 89% face ao mesmo mês de 2020, antes da pandemia de Covid-19 afetar o tráfego aéreo, segundo dados oficiais.

De acordo com um boletim de tráfego da empresa pública Aeroportos e Segurança Aérea (ASA), ao qual a Lusa teve hoje acesso, os aeroportos de Cabo Verde receberam no mês de fevereiro deste ano um total de 663 aeronaves (-76% face a fevereiro de 2020) em voos internacionais e domésticos.

Já o número de passageiros em embarques, desembarques e trânsito foi de 14.283 em voos domésticos e 11.067 em voos internacionais, totalizando desta forma 25.350 passageiros, contra os mais de 232 mil em fevereiro de 2020 (-89%).

Os aeroportos cabo-verdianos já tinham perdido 85% dos passageiros e 75% do movimento de aeronaves em janeiro, em termos homólogos.

A economia de Cabo Verde depende essencialmente do Turismo, com um peso direto de cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) e um recorde de 819 mil turistas em 2019. Os meses de janeiro e fevereiro são considerados como de época alta na procura turística por Cabo Verde.

Contudo, desde finais de março que o arquipélago praticamente não tem atividade turística, face aos condicionalismos impostos por vários países, para travar a transmissão da pandemia de Covid-19, e com o Governo a estimar a duplicação da taxa de desemprego até dezembro, para quase 20%.

O Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal, a mais turística de Cabo Verde e que tem registado um movimento anual acima de um milhão de passageiros, contou em fevereiro com apenas 4.256 passageiros em desembarques e embarques de voos internacionais e domésticos – 5.548 em janeiro -, que representa uma quebra de 96% face ao mesmo mês de 2020.

O aeroporto da capital, na Praia, movimentou em fevereiro um total de 14.451 passageiros – 22.463 em janeiro – em voos internacionais e domésticos, uma quebra de 69% face ao mesmo mês de 2020.

Cabo Verde tem quatro aeroportos internacionais, nas ilhas de Santiago, do Sal, da Boa Vista e de São Vicente, e três aeródromos, nas ilhas de São Nicolau, Maio e Fogo, todos operados pela ASA.

Globalmente, os aeroportos cabo-verdianos movimentaram quase 776.000 passageiros em 2020, perdendo praticamente dois milhões de passageiros no espaço de um ano (-72%), devido à pandemia, segundo dados anteriores da ASA.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights