Moderna e IBM colaboram na gestão da distribuição de vacinas contra a Covid-19

9 de Março 2021

A Moderna e a IBM anunciaram que irão explorar tecnologias, incluindo inteligência artificial, blockchain e cloud híbrida, que permitam uma gestão mais inteligente das vacinas contra a Covid-19. No centro […]

A Moderna e a IBM anunciaram que irão explorar tecnologias, incluindo inteligência artificial, blockchain e cloud híbrida, que permitam uma gestão mais inteligente das vacinas contra a Covid-19.

No centro deste esforço estará um projeto piloto de abordagens de distribuição de vacinas padronizadas, baseadas em tecnologia, para melhorar a visibilidade em toda a cadeia de valor e promover, assim, o rastreamento quase em tempo real dos lotes de vacinas.

Segundo o comunicado enviado à comunicação social, o objetivo é identificar novas formas de utilização da tecnologia para ajudar a acelerar a partilha segura de informações entre governos, prestadores de cuidados de saúde e indivíduos. Desta forma, a Moderna e a IBM pretendem melhorar a confiança nas campanhas de vacinação, reduzindo assim a disseminação do vírus.

O trabalho inicial irá concentrar-se na exploração dos recursos da IBM nos EUA, incluindo soluções de gestão de vacinas que fornecem rastreabilidade em toda a cadeia de distribuição para responder a potenciais interrupções que possam ocorrer. Estas soluções permitem que governos e prestadores de cuidados de saúde partilhem dados de forma rápida e segura sobre lotes individuais de vacinas à medida que estes circulam pela complexa cadeia de abastecimento, desde os locais de produção até aos pontos de administração de vacinas.

Por outro lado, esclarece a nota, o trabalho inicial inclui também o passaporte digital de saúde, desenvolvido com base em tecnologia blockchain, que é uma solução desenhada para ajudar os indivíduos a manter o controlo das suas informações pessoais de saúde e poderem partilhá-las de forma segura, verificável e confiável. As organizações podem usar a solução para verificar as credenciais de saúde dos seus funcionários, clientes e viajantes com base em critérios específicos, como resultados de testes, registos de vacinação e verificações de temperatura.

“A Moderna está comprometida em colaborar com uma aliança de parceiros de forma a aumentar a educação e a consciencialização da importância da vacinação para ajudar a derrotar a COVID-19”, afirmou Michael Mullette, VP, Managing Director North America Commercial Operations da Moderna, que acrescentou: “Esperamos trabalhar com a IBM para aplicar as inovações digitais na criação de conexões entre organizações, governos e indivíduos que permitam garantir a confiança nas vacinas da COVID-19”.

Por seu lado, Jason Kelley, Managing Partner, Global Strategic Alliances Leader da IBM, disse: “Se alguma vez houve um momento para nos juntarmos em torno de tecnologias abertas e de colaboração, é agora”. “À medida que, por um lado, governos, farmacêuticas e prestadores de cuidados de saúde continuam a escalar e a conectar as suas ferramentas, e que, por outro lado, novas entidades entram na cadeia de distribuição, a tecnologia aberta pode ajudar a garantir mais transparência e a aumentar a confiança, ao mesmo tempo que ajuda a garantir acessibilidade e equidade em todo o processo”, explicou Jason Kelley.

O trabalho com a Moderna está alinhado com os esforços da IBM para ajudar a responder à pandemia de Covid-19 disponibilizando acesso ao seu portefólio de tecnologia.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights