Congresso das Doenças Congénitas da Glicosilação reúne mais de 120 palestrantes internacionais

10 de Março 2021

A 5.ª Conferência Mundial sobre Doenças Congénitas da Glicosilação (CDG) realiza-se em formato híbrido de 13 a 16 de maio, contando com cerca de 120 palestrantes de 25 países.

Em conjunto com a CDG & Allies Professionals and Patient Associations International Research Network (CDG & Allies – PPAIN), a Associação Portuguesa para as Doenças Congénitas da Glicosilação e Outras Doenças Metabólicas Raras (APCDG) organiza este evento bianual, que a pandemia de Covid-19 obriga a estrear-se em formato híbrido – presencial e virtual.

“Embora muito provavelmente não nos possamos juntar pessoalmente este ano, devido às contínuas incertezas em torno da pandemia Covid-19, estamos a planear o Congresso de forma híbrida. Assim, a opção online assegura o acesso, a equidade e a inclusão de todos os participantes”, esclarece Vanessa Ferreira, fundadora da APCDG e co-fundadora e investigadora da rede de investigação CDG & Allies – PPAIN.

O congresso tem como objetivo a identificação das principais necessidades e desafios que as famílias CDG e os profissionais enfrentam, pretendendo também explorar as últimas inovações nesta área, de forma a proporcionar soluções adaptadas a cada doente. Irão participar famílias, associações de doentes, investigadores, médicos, empresas farmacêuticas e especialistas em doenças raras.

O comunicado enviado à comunicação social revela uma das novidades do evento: o programa Academia “Think Metabolic, Think CDG”, que visa fornecer conhecimentos e competências para que os intervenientes se tornem especialistas em investigação e desenvolvimento de terapias em CDG. Assim, e para assegurar uma participação ativa na conferência, os participantes poderão alcançar o distintivo de “CDG Expert Level 2”.

“De dois em dois anos, 450 famílias e profissionais de todo o mundo reúnem-se no nosso Congresso para aprender os mais recentes avanços dedicados ao mundo das CDG. É a oportunidade de muitas famílias terem contacto direto com outras que lutam diariamente por uma melhor qualidade de vida destas crianças e adultos. Este evento também simboliza apoio, força, esperança e amizade”, explica Paula Videira, co-fundadora e investigadora da rede CDG & Allies PPAIN.

Já Sandra Brasil, investigadora da CDG & Allies – PPAIN e voluntária na APCDG, sublinha a importância do trabalho dos voluntários: “Estamos profundamente gratos a todos os voluntários que estão atualmente envolvidos em assegurar as atividades importantes relacionadas com este evento. Em particular, deixamos o nosso enorme agradecimento aos voluntários do Programa de Voluntariado NOVA Sci & Tech que estão a criar muitos recursos de consciencialização e educação que serão lançados pela primeira vez no decorrer do Congresso”.

Além disso, “Andrea Miller da CDG CARE (EUA) deu uma enorme ajuda na definição da agenda, a equipa da CDG & Allies – PPAIN está a assegurar outras operações relevantes relacionadas com a logística e, José Graça a prestar apoio informático. Todos têm sido fundamentais para que o evento seja um sucesso”, acrescenta Carlota Pascoal, investigadora da CDG & Allies – PPAIN e voluntária na APCDG, também citada em comunicado.

A submissão dos abstracts requer inscrição prévia, entre os dias 1 de março e 1 de abril.

Para mais informações e inscrições, consultar: https://worldcdg.org/world-conference-cdg.

Pode ler o programa em https://worldcdg.org/world-conference-cdg/program.

PR/HN/RA

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights