Diretor executivo da EMA destaca aprovação de primeira vacina de dose única

11 de Março 2021

O diretor executivo da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa), Emer Cooke destacou que a vacina da Janssen, hoje aprovada, “é a primeira vacina que pode ser utilizada como dose única”.

Em comunicado, Cooke destacou que com o aval hoje dado pela EMA a mais uma vacina da Covid-19, “as autoridades em toda a União Europeia (UE) terão outra opção para combater a pandemia e proteger a vida e saúde dos seus cidadãos”, salientando que “esta é a primeira vacina que pode ser utilizada como dose única”.

Segundo a EMA, os resultados de um ensaio clínico envolvendo pessoas nos Estados Unidos, África do Sul e países da América Latina descobriram que a vacina Janssen Covid-19 foi eficaz na prevenção da doença em pessoas a partir dos 18 anos de idade.

Este estudo envolveu mais de 44 mil pessoas, tendo metade recebido uma única dose da vacina e a outra metade, um placebo (uma injeção falsa).

A EMA explica que esta nova vacina é composta por um vetor viral, baseado em adenovírus que foi modificado, de forma a conter o gene responsável pela produção da proteína ‘spike’, uma proteína do vírus SARS-CoV-2, necessária para entrar nas células do corpo.

O sistema imunitário da pessoa reconhecerá a proteína ‘spike’ como estranha e produzirá anticorpos e ativará as células T (glóbulos brancos do sangue) para a atacar.

“O adenovírus não é capaz de se reproduzir e não causa a doença”, destaca a agência.

O ensaio resultou numa redução de 67% no número de casos sintomáticos de Covid-19 após duas semanas em pessoas a quem foi administrada a vacina Covid-19 Janssen (116 casos em 19.630 pessoas) em comparação com pessoas a quem foi dado placebo (348 de 19.691 pessoas), o que significa que a vacina teve uma eficácia de 67%.

Segundo o comunicado da EMA, os efeitos secundários da vacina Janssen (farmacêutica que é a subsidiária europeia da Johnson & Johnson) foram geralmente suaves ou moderados e eliminados no espaço de alguns dias após a vacinação.

Os mais comuns eram dores no local da injeção, dores de cabeça, cansaço, dores musculares e náuseas.

A segurança e eficácia da vacina, garante a agência europeia, continuará a ser monitorizada à medida que for utilizada em toda a UE, através do sistema de farmacovigilância da UE e de estudos adicionais da empresa e das autoridades europeias.

A Comissão Europeia, com base na recomendação da EMA, deverá conceder rapidamente uma autorização condicional de introdução no mercado à quarta vacina contra a Covid-19 para pessoas maiores de 18 anos.

Está previsto que Portugal receba 4,5 milhões de doses este ano desta vacina.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.621.295 mortos no mundo, resultantes de mais de 117,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights