Alergias graves entre os possíveis efeitos secundários da vacina AstraZeneca

12 de Março 2021

Alergias graves deverão ser acrescentadas à lista dos possíveis efeitos secundários da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca, após a identificação de prováveis ligações a estas reações no Reino Unido, alertou esta sexta-feira a Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês).

Na quinta-feira, o regulador europeu indicou estar a investigar um problema relacionado com distúrbios hemorrágicos alegadamente associados à vacina, que levou a Dinamarca, seguida de outros países europeus, a suspender o uso da vacina, mas a EMA esclareceu que continua a ser segura a sua utilização.

Num comunicado hoje divulgado, a EMA anunciou ter “recomendado haver uma atualização da informação do produto para incluir anafilaxia e hipersensibilidade (reações alérgicas) como efeitos colaterais”.

“Esta atualização é baseada num estudo de 41 relatos de anafilaxia observados em cerca de cinco milhões de vacinados no Reino Unido”, informou a agência no resumo do seu comité que avalia os riscos dos medicamentos.

“Depois de um estudo atento dos dados, estima-se que exista uma ligação provável com a vacina em alguns casos”, acrescentou.

A Agência Europeia do Medicamento esclareceu que a anafilaxia, que se traduz em reações alérgicas graves, já era um “efeito colateral conhecido, ainda que raramente ocorresse com vacinas”.

As informações sobre a vacina da farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca referem que cidadãos que a recebem deverão ser vigiados pelo menos 15 minutos após a sua administração, no caso de reações alérgicas.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada

Os trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada (PPP), garante Camilo Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, que recordou, em conversa com o HealthNews, a exaustão dos profissionais naquele modelo de gestão e, como Entidade Pública Empresarial (EPE), a melhoria das condições de trabalho e do desempenho.

Governo quer “articulação virtuosa” entre entidades de saúde

O Governo está a avaliar as atribuições de entidades como a Direção-Executiva do SNS, a DGS e o Infarmed para garantir “uma articulação virtuosa” que consiga diminuir a burocracia e concretizar as políticas de saúde, anunciou hoje a ministra.

Menopausa: Uma doença ou um processo natural de envelhecimento?

A menopausa foi o “elefante na sala” que a Médis trouxe hoje ao Tejo Edifício Ageas Tejo. O tema foi abordado numa conversa informal que juntou diversos especialistas. No debate, os participantes frisaram que a menopausa não é uma doença, mas sim um “ciclo de vida”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights