Comité Olímpico de Portugal questiona Marta Temido sobre vacinação da missão olímpica

12 de Março 2021

O Comité Olímpico de Portugal (COP) pediu esta sexta-feira esclarecimentos à ministra da Saúde, Marta Temido, sobre a possibilidade de vacinação contra a Covid-19 da missão portuguesa aos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

“Em carta dirigida à ministra da Saúde, e devido ao facto de o plano de vacinação constituir parte do monopólio do Estado, o COP pede para ser esclarecido sobre se é intenção do Governo português que a Missão de Portugal seja previamente vacinada antes da partida para o Japão”, lê-se no comunicado do organismo.

O COP “insiste junto do Governo no sentido de saber qual é a decisão”, recordando “as diligências anteriores que fez, até à data sem resposta positiva”.

Para o organismo, o esclarecimento sobre a eventual vacinação “é de suma importância”, nomeadamente em termos logísticos.

Este contacto ocorre um dia depois de o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) ter anunciado a compra de vacinas Sinovac, que a China disponibilizou para os desportistas olímpicos e paralímpicos, e a doação de duas doses, por cada uma das doses para atletas.

“Não se conhecem pormenores dos critérios de distribuição dessas vacinas, designadamente para os países em que a vacinação é um monopólio do Estado, mas admite-se que o objetivo seja o de permitir que países e continentes de menores recursos financeiros e logísticos sejam o os principais destinatários dessa vacinas”, reconhece o COP.

Já em 03 de março, Tomas Bach tinha enviado uma carta ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para que influenciasse o Governo português para a vacinação da Missão de Portugal, reiterando o apelo já feito pelo COP às autoridades de saúde e ao Governo.

Antes, em 19 de fevereiro, o chefe de missão de Portugal a Tóquio2020, Marco Alves, disse ainda aguardar uma resposta sobre a possibilidade de vacinar as cerca de duas centenas de pessoas da comitiva lusa, salientando que a abertura à proposta, “não sendo positiva, foi um abrir de porta”, tendo sido pedido um número de pessoas que estaria envolvido.

Em 22 de janeiro, o secretário-geral do COP disse à Lusa que a questão foi levantada junto da Direção-Geral da Saúde e de Francisco Ramos, então coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19, entretanto substituído por Henrique Gouveia e Melo.

Atualmente, Portugal conta com 38 vagas asseguradas nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, que vão ser disputados entre 23 de julho e 08 de agosto de 2021, depois de terem sido adiados devido à pandemia de Covid-19.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights