Ministro da Saúde da Jordânia demite-se após morte de seis doentes em hospital

13 de Março 2021

A morte de seis doentes infetados com Covid-19 num hospital perto de Amã, após uma falha no fornecimento de oxigénio, levou este sábado à demissão do ministro da Saúde da Jordânia, informou a agência AFP.

“Uma falha no fornecimento de oxigênio ocorreu durante quase uma hora no hospital público Al-Salt e isso, provavelmente, resultou na morte de seis pacientes”, disse o ministro da Saúde, Nathir Obeidat, no local da tragédia.

As vítimas são quatro homens e duas mulheres, indicou fonte do hospital onde cerca de 150 doentes com coronavírus estão a receber tratamento.

Segundo fonte hospitalar, “foi aberta uma investigação para confirmar que foi a falta de oxigénio que provocou a morte dos seis doentes”.

“Assumo total responsabilidade moral por este incidente e apresentei a minha demissão ao primeiro-ministro”, disse o ministro.

Segundo a televisão oficial, o rei Abdullah II foi ao hospital Al-Salt, localizado a 30 quilómetros de Amã, onde pediu a demissão do diretor daquela unidade hospitalar, Abdel Razak al-Khachman.

A Jordânia, país com 10 milhões de habitantes, lançou a sua campanha de vacinação em janeiro, tendo registado mais de 464 mil casos de infeção e mais de 5.200 mortes desde o início da pandemia.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights