Bristol-Myers Squibb promove debate sobre avanços no tratamento do cancro

15 de Março 2021

Nos dias 26 e 27 de março irá decorrer o evento “No caminho da Evolução” organizado pela Bristol-Myers Squibb, destinado a profissionais de saúde. O evento junta especialistas em Oncologia e Hematologia que irão abordar temas como: os mais recentes avanços em terapias de imuno-oncologia e hematologia, o contributo inovador da inteligência artificial na medicina de precisão e a sustentabilidade do Sistema de Saúde face à inovação terapêutica.

Fazem parte do Comité Diretivo desta conferência o Prof. Luis Costa do Hospital de Santa Maria, Oncologista e Diretor do Centro de Investigação Clínica do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), o Prof. António Araújo do Centro Hospital do Porto, Oncologista e membro do “Comité Oncológico Nacional”, e o Prof. Paulo Lúcio da Fundação Champalimaud, Hematologista e Consultor Científico do Grupo Português de Mieloma Múltiplo e da Sociedade Portuguesa de Hematologia.

De acordo com o Prof. Luís Costa o evento conta vários assuntos revelantes na área da oncologia e hematologia. No entanto, sublinha que o programa inclui “outras áreas de conhecimento que vão ter e já têm importância na nossa prática clínica em oncologia, como é o caso da Inteligência Artificial ou a participação nos modelos de sustentabilidade da inovação”.

Neste sentido, o tema que marca o arranque da conferência será a inteligência artificial na saúde e a forma como ajuda a medicina de precisão. No dia 26 de março está previsto o debate sobre  os desafios atuais e futuros bem como as atualizações de tratamentos e de estratégicas terapêuticas para determinados tipos tumorais que, pela sua complexidade, beneficiam de uma abordagem de tratamento mais precisa e personalizada. Estes temas serão tratados pelo Prof. Luís Costa e a Dr. Adam Yala. Da mesma forma, a BMS dará a conhecer as novidades que está a desenvolver neste campo.

Para dia 27 de março o Prof. António Araújo revela que irão ser abordados “não só os landmarks desta área no ano passado”, mas também o “impacto dos dados de vida real na nossa prática clínica”.

Neste dia de conferência, o programa prevê abordar os marcos da Oncologia e Hematologia, pelo Prof. Paulo Lúcio, e ainda os avanços em Oncologia e Hematologia em 2020, pelos Dr. Enrique Grande, Dr. Fernando Barata e a Prof.ª Catarina Geraldes .

Os aspetos relacionados com a evidência de vida real serão abordados pela Dr.ª Ana Raimundo, seguidos de exemplos da forma como a evidência de vida real está a mudar a prática clínica pelas experiências de Dr. Hélder Mansinho, Dr.ª Ana Figueiredo e Dr.ª Cristina João.

No último dia da conferência haverá ainda espaço para debater a Inovação e Sustentabilidade do sistema de saúde, que contará com a participação do Prof. António Araújo, Dr. Miguel Gouveia, Dr. Fernando Leal Costa, e Dr.ª Carla Campos.

“Este é um evento com um programa muito abrangente, que aborda temas tão diversos e interessantes como a Inteligência artificial em medicina ou a sustentabilidade do sistema de Saúde, passando pelo que de mais recente tem sido publicado na área dos tratamentos antineoplásicos em oncologia e hemato-oncologia. É por isso que convido todos a juntarem-se a nós”, diz o Prof. Paulo Lúcio.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights