Ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia e da Hungria falam sobre fornecimento de vacina Sputnik V

15 de Março 2021

A Rússia e a Hungria falaram esta segunda-feira sobre o fornecimento ao país da União Europeia da vacina anti-covid russa Sputnik V, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia e da Hungria, Sergei Lavrov e Péter Szijjártó, respetivamente, abordaram, numa conversa telefónica [realizada] hoje, os “esforços conjuntos para combater a pandemia do coronavírus [SARS-COV-2], incluindo o fornecimento da vacina russa Sputnik V à Hungria”, refere um comunicado divulgado por Moscovo.

A Hungria autorizou a vacina russa em janeiro passado, sem esperar pela aprovação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), que só este mês iniciou a avaliação em tempo real do medicamento russo.

Segundo a revista científica The Lancet, a Sputnik V tem uma eficácia de 91,6% na sintomatologia da Covid-19, um dado que ajudou vários países – inicialmente muito céticos – a aprovarem a sua administração, sendo que atualmente há 51 Estados onde já é possível receber a vacina russa.

Lavrov e Szijjártó também terão falado, durante a conversa telefónica, sobre as relações bilaterais e sobre uma série de assuntos internacionais de interesse mútuo.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.654.089 mortos no mundo, resultantes de mais de 119,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cólera mata 17 pessoas em Angola em 24 horas

O número de casos de cólera em Angola continua a aumentar, totalizando 7.284 desde 07 de janeiro, com mais 165 registos e 17 mortes nas últimas 24 horas, o maior número desde o início do surto.

Entrevista exclusiva: Dulce Bouça revela o sucesso do projeto RIPA

O projeto RIPA, uma abordagem inovadora no tratamento das perturbações do comportamento alimentar em Portugal, tem apresentado resultados promissores. Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, a Psiquiatra Coordenadora Dulce Bouça destaca o sucesso do modelo de Hospital de Dia, que evita o internamento tradicional e prioriza a manutenção das ligações familiares e sociais, com 90% das participantes a evitarem agravamento ou internamento.

Erica Nishimura: Desvendando novos horizontes na terapia da diabetes

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Erica Nishimura (na imagem), vice-presidente científica para a área da Diabetes, Obesidade e MASH (acumulação de gordura no fígado) no Departamento de Investigação e Desenvolvimento Precoce na Novo Nordisk, partilha insights sobre os avanços revolucionários no tratamento da diabetes. Desde análogos de insulina sensíveis à glucose até terapias semanais, Nishimura revela como estas inovações estão a transformar a gestão da doença

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights