Câmara de Felgueiras com dispositivo para idosos abraçarem familiares em segurança

16 de Março 2021

A canção “Dá-me um abraço”, de Miguel Gameiro, interpretada pelo próprio, deu esta terça-feira o mote para a Câmara de Felgueiras apresentar uma estrutura que permite aos idosos abraçar, em segurança, as pessoas de quem mais gostam.

Simbolicamente, uma idosa de 84 anos, Glória Sousa, solteira, que vive sozinha há décadas na freguesia de Macieira da Lixa, em Felgueiras, no distrito do Porto, abraçou o presidente da Câmara, Nuno Fonseca, num “momento de afetos”, como comentou o autarca, ao qual assistiram as equipas sociais do município e os militares da GNR que têm acompanhado os idosos que vivem sozinhos em tempo de pandemia.

A estrutura física utilizada neste projeto do município consiste num acrílico com reentrâncias em plástico, previamente desinfetada, para as pessoas meterem os membros superiores que permite abraços, sem haver verdadeiro contacto físico, estando assim assegurada a segurança do gesto em tempo de pandemia de Covid-19, segundo a empresa que desenvolveu o dispositivo.

O dispositivo tem sido usado desde o dia 05 de março, nos lares do concelho, para permitir o reencontro de familiares com o seus pais e avós institucionalizados e, a partir de hoje, vai percorrer o concelho, casa a casa, para os idosos que vivem sozinhos poderem abraçar quem desejarem.

Emocionada, Glória Sousa contou que se sente mais isolada desde que começou a pandemia de Covid-19, devido ao maior afastamento dos familiares.

“É um senhor que é amigo dos pobres”, acrescentou a idosa, quando explicava porque escolhera o abraço ao presidente da câmara.

Depois do presidente, também um militar da Guarda que trabalha no projeto “Idosos em Segurança” deu um abraço à octogenária, um gesto aplaudido por quem assistia ao momento simbólico.

“Têm desenvolvido um trabalho fantástico e incansável”, comentou o autarca, referindo-se aos militares da GNR.

Miguel Gameiro enalteceu a iniciativa, sublinhando o simbolismo da canção “Dá-me um abraço”, que interpretou ao vivo, tocando a sua guitarra, em frente à casa da idosa, um momento relevante por ter permitido, disse, o contacto com pessoas numa altura em que os artistas têm sido obrigados a recorrer quase sempre ao digital para chagarem ao seu público.

Também o presidente da Câmara considerou que “foi um momento especial” quando se sente “que as pessoas que têm estado isoladas precisam, de facto, destes abraços”.

“Uma pessoa que pede o meu abraço… é isto que nós, enquanto autarcas, também entendemos como reconhecimento do carinho que as pessoas têm por nós”, comentou Nuno Fonseca, em declarações aos jornalistas.

O autarca acentuou que aquele gesto com Glória Sousa significa “um abraço a todos os idosos do concelho e de todo país neste abraço solidário, acima de tudo, àqueles que estão mais necessitados”.

José Carvalho, tenente da GNR, em declarações aos jornalistas, disse que o trabalho dos militares tem sido “preponderante no acompanhamento desses idosos”, frisando que no concelho de Felgueiras há cerca de 35 referenciados.

“Muitas vezes, no nosso patrulhamento diário, até apoiamos em ações domésticas que eles necessitam, mantendo todas as regras de segurança. Também os alertamos para questões de burlas, de pessoas que tendem a visitá-los com um caráter de malícia”, acrescentou, sublinhando que a secção de policiamento comunitário existe em todos os destacamentos territoriais, a nível nacional, visando “o acompanhamento dos idosos, das escolas e também do comércio em segurança”.

No destacamento de Felgueiras, que engloba os concelhos de Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras, anotou, estão referenciados 85 idosos que recebem esse acompanhamento.

“Somos sempre bem recebidos, sempre com um sorriso na cara, o que faz enaltecer a nossa missão”, concluiu o graduado.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.661.919 mortos no mundo, resultantes de mais de 122,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.694 pessoas dos 814.513 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights