Câmara de Felgueiras com dispositivo para idosos abraçarem familiares em segurança

16 de Março 2021

A canção “Dá-me um abraço”, de Miguel Gameiro, interpretada pelo próprio, deu esta terça-feira o mote para a Câmara de Felgueiras apresentar uma estrutura que permite aos idosos abraçar, em segurança, as pessoas de quem mais gostam.

Simbolicamente, uma idosa de 84 anos, Glória Sousa, solteira, que vive sozinha há décadas na freguesia de Macieira da Lixa, em Felgueiras, no distrito do Porto, abraçou o presidente da Câmara, Nuno Fonseca, num “momento de afetos”, como comentou o autarca, ao qual assistiram as equipas sociais do município e os militares da GNR que têm acompanhado os idosos que vivem sozinhos em tempo de pandemia.

A estrutura física utilizada neste projeto do município consiste num acrílico com reentrâncias em plástico, previamente desinfetada, para as pessoas meterem os membros superiores que permite abraços, sem haver verdadeiro contacto físico, estando assim assegurada a segurança do gesto em tempo de pandemia de Covid-19, segundo a empresa que desenvolveu o dispositivo.

O dispositivo tem sido usado desde o dia 05 de março, nos lares do concelho, para permitir o reencontro de familiares com o seus pais e avós institucionalizados e, a partir de hoje, vai percorrer o concelho, casa a casa, para os idosos que vivem sozinhos poderem abraçar quem desejarem.

Emocionada, Glória Sousa contou que se sente mais isolada desde que começou a pandemia de Covid-19, devido ao maior afastamento dos familiares.

“É um senhor que é amigo dos pobres”, acrescentou a idosa, quando explicava porque escolhera o abraço ao presidente da câmara.

Depois do presidente, também um militar da Guarda que trabalha no projeto “Idosos em Segurança” deu um abraço à octogenária, um gesto aplaudido por quem assistia ao momento simbólico.

“Têm desenvolvido um trabalho fantástico e incansável”, comentou o autarca, referindo-se aos militares da GNR.

Miguel Gameiro enalteceu a iniciativa, sublinhando o simbolismo da canção “Dá-me um abraço”, que interpretou ao vivo, tocando a sua guitarra, em frente à casa da idosa, um momento relevante por ter permitido, disse, o contacto com pessoas numa altura em que os artistas têm sido obrigados a recorrer quase sempre ao digital para chagarem ao seu público.

Também o presidente da Câmara considerou que “foi um momento especial” quando se sente “que as pessoas que têm estado isoladas precisam, de facto, destes abraços”.

“Uma pessoa que pede o meu abraço… é isto que nós, enquanto autarcas, também entendemos como reconhecimento do carinho que as pessoas têm por nós”, comentou Nuno Fonseca, em declarações aos jornalistas.

O autarca acentuou que aquele gesto com Glória Sousa significa “um abraço a todos os idosos do concelho e de todo país neste abraço solidário, acima de tudo, àqueles que estão mais necessitados”.

José Carvalho, tenente da GNR, em declarações aos jornalistas, disse que o trabalho dos militares tem sido “preponderante no acompanhamento desses idosos”, frisando que no concelho de Felgueiras há cerca de 35 referenciados.

“Muitas vezes, no nosso patrulhamento diário, até apoiamos em ações domésticas que eles necessitam, mantendo todas as regras de segurança. Também os alertamos para questões de burlas, de pessoas que tendem a visitá-los com um caráter de malícia”, acrescentou, sublinhando que a secção de policiamento comunitário existe em todos os destacamentos territoriais, a nível nacional, visando “o acompanhamento dos idosos, das escolas e também do comércio em segurança”.

No destacamento de Felgueiras, que engloba os concelhos de Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras, anotou, estão referenciados 85 idosos que recebem esse acompanhamento.

“Somos sempre bem recebidos, sempre com um sorriso na cara, o que faz enaltecer a nossa missão”, concluiu o graduado.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.661.919 mortos no mundo, resultantes de mais de 122,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.694 pessoas dos 814.513 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights